Notícias
AQUI É BRASIL
Governo federal recebe 54 repatriados em nova operação humanitária
(Foto: João Macedo/MDHC)
O governo federal realizou, na noite de quarta-feira (10), mais uma operação do programa “Aqui é Brasil”, voltada ao acolhimento humanitário de brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG) às 22h20, trazendo 54 pessoas de volta ao país.
A ação cumpre determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e segue as diretrizes do programa “Aqui é Brasil”, lançado em agosto pelo governo federal para promover o acolhimento humanizado de brasileiros deportados ou repatriados do exterior.
Os repatriados foram recebidos por uma estrutura especial que garantiu alimentação, kits de higiene pessoal, apoio psicossocial, além de acolhimento e encaminhamento para deslocamento até suas cidades de origem, por via terrestre.
Perfil dos repatriados
O grupo de 54 brasileiros repatriados é composto principalmente por homens desacompanhados, representando 74% do total, enquanto 14% são mulheres desacompanhadas e 11% fazem parte de núcleos familiares. Quanto ao gênero, 79% dos repatriados são homens e 20% são mulheres. A faixa etária predominante é de adultos em idade produtiva, com: 35% entre 40 e 49 anos, 27% entre 30 e 39 anos e 24,07% entre 18 e 29 anos.
Também fazem parte do grupo três crianças, com idades entre 0 e 14 anos, e duas pessoas idosas, com 60 anos ou mais.
Acolhimento humanizado
Segundo a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do MDHC, Ana Maria Gomes, a operação foi preparada para garantir a dignidade e o bem-estar de todos os repatriados. “Estamos fazendo o que a gente sempre faz, recebendo com muito carinho, muita genuinidade, muita humanidade”, ressaltou.
Ana Maria destacou ainda o impacto emocional positivo do acolhimento. “Eles chegam um pouco acanhados, e quando veem que a gente recebe com boas-vindas e um sorriso, vão se tranquilizando. Sabem que vão ter um lugar para dormir, que podem falar com os familiares e aí vão se sentindo seguros”, completou.
Programa “Aqui é Brasil”
O “Aqui é Brasil” é uma operação interinstitucional coordenada pelo MDHC em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP); além da Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), governos estaduais e organismos internacionais como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A iniciativa é uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros no exterior e reforça o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas.
Desde fevereiro de 2025, o governo federal já organizou 21 operações, que resultaram no retorno seguro de mais de 1,8 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Os voos ocorreram nos dias 26 de janeiro; 7 e 21 de fevereiro; 15 e 28 de março; 11 e 25 de abril; 9 e 24 de maio; 7 e 21 de junho; 2, 4, 18 e 25 de julho; 7, 13, 20 e 27 de agosto; e 3 e 10 de setembro.
Leia mais:
Texto: E.G.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.