Notícias
Nota de pesar — Christina Maciel de Oliveira
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, manifesta profundo pesar pela morte de Christina Maciel de Oliveira, militante dos direitos LGBTQIA+.
A pasta informa que já encaminhou, à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), o caso do brutal ataque cometido contra ela pelo ex-companheiro, que resultou em sua morte, ocorrido em plena luz do dia em uma rua movimentada de Belo Horizonte (MG). A Secretaria Nacional LGBTQIA+ acompanhará de perto a rigorosa apuração dos fatos, exigindo a devida responsabilização do agressor.
O crime que retirou a vida de Christina é expressão da violência estrutural que atinge, de forma desproporcional, pessoas LGBTQIA+ no Brasil, sobretudo pessoas trans e travestis. A realidade é marcada pela impunidade e pela vulnerabilidade agravada de pessoas pretas, periféricas, e a ausência de qualquer temor diante de testemunhas evidencia o quanto ainda precisamos avançar para romper com a naturalização da violência de gênero e da transfobia.
Christina foi uma mulher de coragem, comprometida com a luta por dignidade, reconhecimento e justiça social. Sua trajetória inspira e reforça a urgência de políticas públicas que assegurem o acolhimento, a proteção e a promoção da vida de pessoas LGBTQIA+ em todos os espaços, públicos e privados.
À família, amigas, amigos e companheiras de militância de Christina, expressamos nossa solidariedade e respeito.
Christina Maciel de Oliveira, presente!
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania