Notícias
CHAMADA PÚBLICA
MDHC amplia alcance da Mostra Cinema e Direitos Humanos com 320 pontos de exibição credenciados em todo o país
Iniciativa garante a realização de sessões gratuitas de cinema em 320 pontos de exibição credenciados (Arte: MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) celebra os resultados da chamada pública da Mostra Difusão, ação que integra a 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa garantirá, entre 15 de maio e 15 de junho de 2025, a realização de sessões gratuitas de cinema em 320 pontos de exibição credenciados, abrangendo todas as regiões e estados brasileiros.
Confira a lista completa dos pontos de exibição credenciados
O destaque desta edição é o expressivo número de novos participantes, no qual mais de 250 pontos foram credenciados pela primeira vez. A ampla diversidade dos locais de exibição — que inclui cineclubes, bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura, museus, centros culturais, CEUs das Artes, escolas, unidades socioeducativas e prisionais, CAPS, movimentos sociais e associações comunitárias — demonstra o compromisso do MDHC em garantir o acesso democrático à cultura e fomentar o debate sobre os direitos humanos em todo o território nacional.
A iniciativa contou com a atuação conjunta das secretarias do MDHC — Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ — em diálogo com o MinC, por meio de suas secretarias e instituições vinculadas. Também participam representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Defensoria Pública da Paraíba.
A Mostra
A Mostra Difusão tem como missão democratizar o acesso ao cinema e ampliar o debate sobre os direitos humanos por meio da exibição de filmes brasileiros que abordam questões sociais, históricas e contemporâneas. Toda a programação conta com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva (LSE) e tradução em Libras.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa