Notícias
POVO CIGANO
Em MG, Macaé Evaristo ressalta conquistas para povo cigano durante gestão do presidente Lula
Debate sobre o tema foi realizado na comunidade cigana de São Pedro (Foto: Márcia Cruz/MDHC)
Durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) para a implementação de políticas públicas e promoção de direitos para as comunidades ciganas, nesta sexta-feira (16), em Ibirité (MG), a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, lembrou as conquistas do povo cigano viabilizadas na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Macaé Evaristo citou que o governo federal lançou, em 2024, o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos. “Esse plano é fruto da luta da população cigana e herdeiro de um programa da primeira gestão do presidente Lula. Foi a primeira vez que a gente começou a dialogar sobre a importância de políticas públicas para a população cigana”, destacou.

- Representantes da UFMG entregaram à ministra um mapeamento sobre as infâncias dos povos indígenas, quilombolas e ciganos em BH e região metropolitana (Foto: Márcia Cruz/MDHC)
O líder cigano também ressaltou a instalação de uma escola voltada a educação de jovens e adultos em sua comunidade e a construção do espaço que recebia a audiência, conhecido como “Tenda do Saber”, como recentes conquistas importantes.
Levantamento de dados
Representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entregaram à ministra um mapeamento das condições das infâncias dos povos indígenas, quilombolas e ciganos em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana.
“A nossa luta é para que a gente possa vir a ter um mapeamento do Estado como um todo. Seria um grande exemplo que a gente poderia dar para o restante do país”, afirmou a titular da pasta de Direitos Humanos.
A audiência ocorreu como parte do Maio Cigano, uma vez que o Dia Nacional dos Povos Ciganos é celebrado no dia 24 de maio. No evento, o procurador Edmundo Antônio Dias Netto Junior afirmou que esta população tem direito a buscar reparação pelo preconceito e negligência que viveu historicamente no Brasil por parte do poder público.
Plano nacional
O Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos foi instituído em âmbito nacional através do Decreto 12.128/2024, do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A medida busca promover iniciativas intersetoriais que garantam os direitos dos povos ciganos no Brasil.
A implementação do plano se dá por meio de ações previstas para o período entre 2024 e 2027, visando o combate ao preconceito e à discriminação étnico-racial contra os povos ciganos, bem como a ampliação de seu acesso a serviços públicos e direitos sociais.
Leia também:
MIR lança Campanha História e Cultura dos Povos Ciganos no Brasil
Texto: D.V.
Edição: LM.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa