Notícias
TRABALHO E EMPREGO
MDHC lança edital para empresas que contribuam para empregabilidade de LGBTQIA+ mais vulneráveis
Empresas que aderirem serão classificadas pelo Governo Federal como instituições que possuem boas práticas baseadas em evidências nesta temática (Foto: Divulgação)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lança, nesta quarta-feira (18), em São Paulo (SP), um edital para empresas que contribuam para a empregabilidade de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. O anúncio oficial será feito durante o evento “Empregabilidade com Orgulho: Adesão à Estratégia de trabalho digno, educação e geração de renda”, entre 10h e 12h, no Espaço do Banco do Brasil, Shopping Cidade São Paulo. A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do ministério, Symmy Larrat estará presente.
De acordo com a titular da pasta, este grupo populacional enfrenta dificuldades de inserção no mercado de trabalho e necessita de políticas públicas para reverter este cenário. “Infelizmente, a população LGBTQIA+ segue enfrentando barreiras para estarem em trabalhos formais, como o desrespeito à sua identidade de gênero, orientação sexual ou características sexuais, entre outras dificuldades para conseguirem gerar renda digna. Por exemplo, o alto índice de evasão escolar enquanto fuga das violências cotidianas em ambientes escolares. Ou seja, se faz necessário reconhecer o fenômeno de retomada conservadora que alveja a população LGBTQIA+ ao redor do mundo. Desse modo, cabe ao Estado estar atento às demandas e ameaças que essas pessoas apontam por meio da organização social”, enfatizou a secretária.
As empresas que aderirem deverão apresentar um plano de trabalho com ações de empregabilidade para pessoas LGBTQIA+ ao MDHC. A iniciativa passará pela análise e contribuição do Comitê de Oportunidades Econômicas para Pessoas LGBTQIA+ do ministério.
Por fim, as instituições privadas ou de economia mista que concretizarem seus planos passarão a integrar a Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+, e serão classificadas pelo Governo Federal como empresas que possuem boas práticas baseadas em evidências nesta temática.
Leia também:
MDHC acompanha Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Mato Grosso
Texto: L.M.
Edição: R.F.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.