Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
MDHC e MCom entregam 150 computadores a associações de apoio ao público LGBTQIA+ do país
Ao todo, 15 instituições foram contempladas (Foto: Henfil/MCom)
Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou a doação de 150 computadores a instituições que oferecem apoio à população LGBTQIA+ em todo o Brasil. A informação foi divulgada na última quinta-feira (19), em São Paulo (SP), na 24ª Feira de Diversidade Cultural LGBT+, evento que antecede a Parada do Orgulho LGBT+ da capital paulista, e integra a programação de comemoração do mês do Orgulho.
Ao todo, 15 instituições localizadas em cidades como São Paulo, Curitiba, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Belém, Petrolina, São Luís, Salvador e Fortaleza, entre outros municípios, foram contempladas com a doação.
A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+) do MDHC, Symmy Larrat, afirma que a ação simboliza a chegada das políticas públicas àqueles que precisam delas, por meio da promoção da inclusão e do letramento digital para populações mais vulnerabilizadas.
"Essa entrega é muito importante para nós, porque esses computadores serão usados por equipamentos e organizações que recebem as pessoas LGBTQIA+ e dialogam com todas as estratégias que nós temos pensado no Governo Federal. O enfrentamento à violência e o trabalho digno, que são os dois grandes eixos que a secretaria tem trabalhado, têm ações que alcançam a população. Todos esses computadores, chegando aos seus destinos, se conectam às pessoas que integram as nossas ações e projetos na sua localidade", frisou.
A ONG Casarão Brasil foi uma das beneficiadas. A organização atende 34 travestis em situação de vulnerabilidade que vivem no extremo sul da capital paulista. A assessora da instituição, Mikaella Freire, celebrou a doação. “Os computadores são um portal de perspectiva de um futuro melhor. Para que elas tenham acesso a emprego, por exemplo”, ressaltou.
A entrega faz parte do programa Computadores para Inclusão do MCom. A ação promove a sustentabilidade e a transformação social por meio da tecnologia. Equipamentos que seriam descartados por órgãos públicos passam por Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde também são utilizados para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade.
Após o recondicionamento, os equipamentos são doados a pontos de inclusão digital em todo o país, como escolas públicas, telecentros e instituições sociais. A iniciativa promove inovação, sustentabilidade e cidadania digital, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
Leia também:
Texto: L.M., com informações do MCom
Edição: R.F.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.