Notícias
EMPREGABILIDADE
Governo lança edital para adesão de empresas à Estratégia Nacional de Trabalho Digno para pessoas LGBTQIA+ vulneráveis
Medida é uma das principais entregas da União na programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (Foto: Raul Lansky/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, lançou, nesta quarta-feira (18), em São Paulo (SP), o edital inédito para a adesão de empresas à Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+. Participaram do evento “Empregabilidade com Orgulho: Adesão à Estratégia de trabalho digno, educação e geração de renda” cerca de 150 pessoas, entre representantes da comunidade LGBTQIA+, do setor empresarial e da sociedade civil.
A iniciativa é uma das principais entregas do Governo Federal na programação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat, explicou que a medida nasceu a partir de uma série de diálogos com o setor privado. “Começamos essa caminhada com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e com o Banco do Brasil (BB), que foi o primeiro ator a chegar junto. Lembro da presidenta do BB, Tarciana Medeiros, incentivando a participação de mais empresas. E chegou o momento de dar esse passo”, relatou Symmy.
Symmy Larrat contou também que a nova fase prevê a adesão de empresas privadas e públicas, com foco em diversidade no mundo do trabalho. “Não se trata apenas de cumprir responsabilidades institucionais, mas de ir além, assumindo um compromisso da inclusão de toda a população LGBTQIA+”, ressaltou.
“A ideia da Estratégia Nacional é construir de forma colaborativa, trazendo diferentes olhares e experiências para garantir que essa ação seja sólida, transformadora e adaptável a diferentes contextos”, complementou a secretária.O secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Reinaldo Bulgarelli, ressaltou que, embora ainda sejam poucas, já existem empresas no Brasil que superaram a etapa inicial de contratação e passaram a investir na progressão de carreira e na valorização profissional de pessoas LGBTQIA+. De acordo com ele, 160 instituições já manifestaram interesse em aderir à Estratégia Nacional de Trabalho Digno para Pessoas LGBTQIA+. “Hoje temos empresas que não pensam apenas em contratar, mas em desenvolver talentos. São essas que puxam o ambiente de negócios brasileiro para uma direção mais justa e plural”, afirmou.
Reinaldo Bulgarelli aponta que o universo corporativo brasileiro ainda discrimina e exclui esta população. Ele avalia, entretanto, que é possível reverter este cenário. “Nós não somos uma causa coitadinha. Somos parte da criatividade, da inteligência e da força produtiva do país. Uma empresa que se abre à diversidade, inclusive de gênero e sexualidade, prospera, contribuindo com um Brasil mais justo. Não somos encrenca. Somos parte da solução”, concluiu.
Também participaram representantes do Instituto Matizes e do Instituto Mais Diversidade.
Árvore BB
Ao final do evento, os participantes foram convidados a conhecer a instalação interativa “Árvore BB”, símbolo do compromisso do Banco do Brasil com a sustentabilidade, respeito e empatia em ações de visibilidade, cidadania e inclusão social.
“O reconhecimento da diversidade como um valor importante para construir a nossa humanidade ajuda a promover maior inclusão e transformação na vida das pessoas. Que a gente possa se respeitar mais e julgar menos”, frisou Symmy Larrat.
Edital
As empresas que aderirem deverão apresentar um plano de trabalho com ações de empregabilidade para pessoas LGBTQIA+ ao MDHC. A iniciativa passará pela análise e contribuição do Comitê de Oportunidades Econômicas para Pessoas LGBTQIA+ do ministério.
As instituições que concretizarem seus planos passarão a integrar a Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para Pessoas LGBTQIA+, e serão classificadas pelo Governo Federal como empresas que possuem boas práticas baseadas em evidências nesta temática.
Leia também:
MDHC acompanha Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Mato Grosso
Texto: P.V.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
