Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra Macaé Evaristo cumpre agendas no RJ em prol dos direitos humanos no domingo (14) e na segunda-feira (15)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, cumpre uma série de agendas no Rio de Janeiro voltadas ao fortalecimento da democracia, da inclusão e da promoção dos direitos humanos neste domingo (14) e na segunda-feira (15).
No domingo, às 15h, a ministra integra a 2ª edição do Fórum Mundial das Favelas, realizado pela Central Única das Favelas (CUFA) Brasil, encontro que reúne lideranças globais, organizações da sociedade civil, gestores públicos e especialistas para debater políticas voltadas aos territórios periféricos. A presença da ministra se dará no painel "Democracia, Diversidade e Dignidade: Direitos Humanos Como Base do Desenvolvimento Social", e reforça o papel estratégico do Governo do Brasil no avanço das políticas de desenvolvimento territorial e marca um momento decisivo de diálogo nacional e internacional sobre inovação social, enfrentamento das desigualdades e valorização das potências das favelas.
Ainda no mesmo dia, às 17h30, Macaé participa da 22ª edição da Parada LGBTQAPN+ de Madureira (RJ), marco cultural carioca organizado pelo Movimento Gay de Todas as Tribos (MGTT), com direção artística de Milton Cunha. Símbolo da luta pelo respeito à diversidade e pelos direitos da população LGBTQIA+, a Parada destaca a força da mobilização social e cultural no território.
Na segunda-feira (15), às 10h, a ministra estará no Seminário “Democracia e Direitos Humanos: Empresas Brasileiras Juntas por um País Mais Igualitário”, sediado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento reúne governo, setor produtivo, academia e organizações da sociedade civil para debater a atualização da agenda de responsabilidade social das empresas brasileiras diante dos desafios do futuro do trabalho e da promoção da cidadania. A abertura contará com autoridades como Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação; e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Mais tarde, às 17h, a ministra participa da abertura da Programação Comemorativa de 50 anos da Funarte, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), fundamental no fortalecimento das artes brasileiras. A celebração, que se estenderá até março de 2026, destaca o papel histórico da Funarte no fomento a manifestações artísticas que vão das tradições populares ao experimentalismo contemporâneo, em cerimônia que também contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Serviço
Fórum Mundial das Favelas
Data: 14 de dezembro de 2025 (domingo)
Horário: 15h
Local: Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ)
22ª Parada LGBTQAPN+ de Madureira
Data: 14 de dezembro de 2025 (domingo)
Horário: 17h30
Local: Parque Madureira (R. Soares Caldeira, 115 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ)
Seminário “Democracia e Direitos Humanos: Empresas Brasileiras Juntas por um País Mais Igualitário”
Data: 15 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: BNDES (Av. República do Chile, 100 - Centro, Rio de Janeiro - RJ)
Abertura da Programação de 50 anos da Funarte
Data: 15 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Edifício Palácio Gustavo Capanema (R. da Imprensa, 16 - Centro, Rio de Janeiro - RJ)
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.