Notícias
AVISO DE PAUTA
Voo de repatriados dos EUA que chegaria nesta sexta-feira (1º) é adiado para a próxima segunda-feira (4)
O voo dos Estados Unidos com repatriados brasileiros, que estava previsto para chegar nesta sexta-feira (1º), foi adiado para segunda-feira (4). A mudança é em decorrência de problemas na aeronave norte-americana que faria a viagem.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integrará nova operação interministerial para a recepção humanitária de brasileiros repatriados vindos dos Estados Unidos, cumprindo determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O voo procedente dos Estados Unidos continua previsto para chegar no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, às 17h15. Os repatriados serão recebidos por uma estrutura de acolhida humanizada que inclui atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento e deslocamento para suas residências por meio terrestre.
Operação interinstitucional
Durante a acolhida, o MDHC também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC.
A operação é organizada pelo MDHC em parceria com outros ministérios e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), além do governo do estado de Minas Gerais, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).
Desde fevereiro, o Brasil recebeu mais de 1,2 mil repatriados em operações organizadas pelo governo federal, com foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.
Serviço
Recepção humanitária a brasileiros repatriados
Data: Segunda-feira (4/8)
Horário: 17h15, sujeito a alterações
Local: Aeroporto Internacional de Confins (MG)
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.