Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
No Ceará, MDHC fortalece promoção dos direitos da pessoa idosa em conferência estadual
(Foto: Raphael Castelo Branco/CNDPI)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), reforça o compromisso do governo federal com a ampliação da proteção e da inclusão da população idosa durante a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Ceará, realizada em Fortaleza nos dias 11 e 12 de agosto. A participação da pasta contribui para a definição de diretrizes que vão orientar o debate e a formulação de políticas públicas nacionais e regionais, alinhadas ao Estatuto da Pessoa Idosa e demais instrumentos legais.
Compondo a programação do evento, o diretor de Proteção da Pessoa Idosa da SNDPI, Kenio Costa Lima, conduziu a palestra magna sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e especialistas.
“Falar de envelhecimento é falar de democracia, inclusão e respeito à diversidade das experiências de vida. Não existe política pública efetiva sem considerar essa pluralidade”, afirmou. “A conferência é um espaço de escuta e de construção coletiva, onde cada voz conta para definir os rumos das políticas públicas que garantem uma velhice digna”, complementou.
O encontro ainda conta com palestras, debates e grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
“Temos o desafio de transformar as diretrizes discutidas aqui em ações concretas, potencializando resultados e chegando onde as políticas públicas mais precisam estar: na vida real das pessoas”, concluiu o diretor.
Durante a conferência, também serão escolhidos os delegados e suplentes que representarão o Ceará na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para acontecer de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF).
Leia também:
Texto: P.V.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.