Notícias
DIVERSIDADE
MDHC impulsiona debates em conferências estaduais LGBTQIA+
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), participou nesta semana das Conferências Estaduais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Mato Grosso do Sul e Goiás. As etapas reforçam o compromisso da pasta com a promoção da igualdade e o enfrentamento à discriminação.
Em Mato Grosso do Sul, o encontro acontece até esta sexta-feira (22), em Campo Grande, no auditório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Organizado pelo Conselho Estadual LGBTQIA+, vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania, o evento reúne sociedade civil, gestores públicos e movimentos sociais em torno do tema “Construindo a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.
Papel democrático
Já em Goiás, a conferência ocorre nesta sexta-feira (22) e sábado (23), organizada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A etapa integra a preparação para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, marcada para outubro deste ano, em Brasília.
A conselheira nacional Amanda Souto Baliza, representante da OAB, destacou que os encontros cumprem papel democrático essencial, permitindo que as demandas da sociedade cheguem aos tomadores de decisão.
“Esses espaços têm um papel fundamental no diálogo da sociedade civil com os entes do poder público, para que as demandas consigam chegar aos tomadores de decisão e políticas públicas adequadas possam ser criadas para populações específicas”, afirmou.
Leia mais:
Etapa nacional
As conferências estaduais também elegem pessoas delegadas para a etapa nacional e reúnem propostas que servirão de base para novas políticas públicas. Além disso, avaliam programas já existentes e apontam prioridades para o futuro.
A 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ consolidará, em outubro, as discussões de todo o país, fortalecendo a agenda de direitos humanos e reafirmando o compromisso do governo federal com a diversidade e a cidadania.
Texto: E.G.
Edição: G.O
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538