Notícias
AQUI É BRASIL
Governo federal realiza operação humanitária para repatriar 194 brasileiros dos Estados Unidos
(Foto: João Macedo/MDHC)
O governo federal realizou, nessa quarta-feira (28), mais uma operação interministerial de recepção humanitária, trazendo 194 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. A ação cumpre determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e integra as medidas do programa “Aqui é Brasil”, que garante acolhimento humanizado a cidadãos em situação de vulnerabilidade no exterior.
Os repatriados chegaram em dois voos ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O primeiro pousou por volta das 19h, com 128 passageiros, e o segundo às 23h, com mais 66. No local, foram recebidos por uma estrutura de acolhimento que incluiu alimentação, kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de orientações e encaminhamento para o deslocamento terrestre até suas cidades de origem.
Aqui é Brasil
O programa “Aqui é Brasil” é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e realizado em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A iniciativa busca oferecer uma resposta articulada e humanizada à deportação e repatriação forçada de brasileiros, fortalecendo o compromisso do Estado com a proteção dos direitos humanos e a dignidade das pessoas retornadas. O trabalho envolve tanto a atenção imediata na chegada quanto medidas para assegurar o retorno seguro às famílias e comunidades de origem.
Desde fevereiro, o Brasil já recebeu mais de 1,6 mil brasileiros em operações organizadas pelo Governo Federal, a maioria proveniente dos Estados Unidos, sempre com prioridade para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Leia também:
Governo Federal acolhe 88 repatriados em nova operação humanitária em Confins (MG)
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.