Notícias

ENFRENTAMENTO AO RACISMO

Capixaba (AC) passa a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Adesão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13)
Publicado em 13/01/2022 14h50
Capixaba (AC) passa a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Município está localizado a 77 km da capital Rio Branco (Foto: Divulgação)

Com 90% dos seus 8 mil habitantes autodeclarados negros, a cidade de Capixaba (AC) já integra o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A adesão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13). O município é o 13º do estado a integrar a política pública coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMFDH).

Veja a publicação

O secretário Paulo Roberto destacou que a estratégia adotada para a expansão do instrumento tem dado certo. “Quando assumi a secretaria, o Acre tinha apenas o próprio estado e sua capital no Sinapir, agora já são 13 municípios. É certamente uma alegria para o povo desses municípios e um sinal de que a estratégia que adotamos, de fazer o corpo a corpo e levar a ferramenta diretamente aos gestores, tem dado certo”, comemorou.

Com a entrada no Sinapir, Capixaba (AC) passa a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os estados e municípios que integram o sistema podem ter também seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.

O Sinapir conta agora com 24 estados, o Distrito Federal, e mais 151 municípios.

Sobre o Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma forma de organização e de articulação voltado à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Saiba mais

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525

Reportar erro