Notícias

IGUALDADE RACIAL

Barra do Piraí é o oitavo município do Rio de Janeiro a aderir ao Sinapir

Com uma população estimada de 94,7 mil habitantes, a cidade tem 53,2 mil que se autodeclaram negros
Publicado em 06/10/2021 15h36
Barra do Piraí é o oitavo município do Rio de Janeiro a aderir ao Sinapir

Catedral de Sant'Anna, construída em 1881 (Foto: Ascom/Diocese de Barra do Piraí)

Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, é o oitavo município do estado a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O termo de adesão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6).

Veja a publicação

Após aderir à política pública coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o ente federativo passa a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo Governo Federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMDH), que coordena o Sistema.
O coordenador-geral de gestão do Sinapir, Mika Martins, cita outro benefício garantido aos integrantes do Sinapir. “Os estados e municípios que integram o Sinapir podem ter seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros”, explica o gestor.

Com uma população estimada de 94,7 mil habitantes, a cidade tem 53,2 mil que se autodeclaram negros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto, destaca que a entrada do município representa uma evolução nas ações de enfrentamento à desigualdade.

“A adesão de mais um município mostra como estamos avançando no desenvolvimento de uma política que de fato promove a igualdade racial. Também prova o interesse das cidades em atender seus cidadãos com a promoção dessas políticas”, diz o secretário.

Balanço

O Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 106 municípios. No Rio de Janeiro, além do estado, já integram o Sistema as cidades de Barra Mansa, Magé, Mesquita, Niterói, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Petrópolis.

Sobre a ferramenta

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.

Saiba mais

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525

Reportar erro