Notícias

Novo serviço do canal Disque 100 irá atender e confortar idosos em isolamento social durante a pandemia

Novo serviço do canal Disque 100 irá atender e confortar idosos em isolamento social durante a pandemia

Banco de Imagens/Internet

Em parceria com o Programa Pátria Voluntária, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) irá criar um canal exclusivo do Disque 100 para atender idosos em situação de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Ao entrarem em contato com a equipe de atendimento, os idosos receberão informações gerais sobre a pandemia e contarão com acolhimento social para confortá-los. Dessa forma, o canal de atendimento pretende atenuar os problemas do prolongamento do isolamento social causados à população idosa e fornecer orientações e encaminhamentos, quando necessários.

Idosos

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

De acordo com a SNDPI, a pessoa idosa é mais suscetível não só aos efeitos da Covid-19, mas também aos do isolamento social. Esse afastamento pode levar o idoso a um quadro de profunda tristeza e solidão, sobretudo aqueles que já vivem sozinhos.

“A população idosa já é, em sua essência, um público mais vulnerável, dada a sua condição física e de saúde. O isolamento afeta diretamente a eles por um período de ausência de contato social mais prolongado”, apontou o secretário Antonio Costa.

Pátria Voluntária

O Programa Pátria Voluntária agrega forças nessa iniciativa e vai disponibilizar em sua plataforma um campo específico para o serviço do Disque 100, que irá orientar e direcionar o idoso para o atendimento. Contribuindo, dessa maneira, para a fomentação do trabalho de ajuda e inclusão ao próximo, na busca por um país mais justo, solidário e acolhedor.

Disque 100
O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos e funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Reportar erro