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Simpósio Internacional sobre Análise Econômica do Direito, Regulação e Concorrência é encerrado

Palestras realizadas por especialistas reconhecidos internacionalmente trouxeram contribuições ao aprimoramento da atividade regulatória das instituições brasileiras
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Publicado em 13/06/2023 16h56 Atualizado em 13/06/2023 17h00
Juliano Stanzani (chefe da Assessoria Técnica da Anatel e diretor executivo do Ceatel) e professora Luciana Yeung, pesquisadora do Insper

Terminou nesta terça-feira (13/6) o “ Simpósio Internacional: Análise Econômica do Direito, Regulação e Concorrência”, promovido pelo Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As palestras, iniciadas segunda-feira passada e realizadas por especialistas reconhecidos internacionalmente, trouxeram inúmeras contribuições ao aprimoramento da atividade regulatória das instituições brasileiras e, em especial, da Anatel.

No segundo dia do evento, na primeira conferência – moderada pelo chefe da Assessoria Técnica da Anatel e diretor executivo do Ceatel, Juliano Stanzani – a professora Luciana Yeung, pesquisadora do Insper, falou sobre as falhas de mercado, como a competição imperfeita, os monopólios, os oligopólios, as externalidades e as informações assimétricas. Para ela, nessas situações os mercados não alcançam eficiência de maneira voluntária, sendo necessária a intervenção do Estado. A pesquisadora explicou que o Estado pode autuar das seguintes maneiras: com alinhamento de incentivos através do sistema de preços e por regulação do comportamento dos agentes econômicos.

Luciana afirmou que a eficiência na economia é a maximização do bem-estar de todos os envolvidos. Este é o objetivo a ser atingido com a contribuição e esforço das agências reguladoras, explicou. Contudo, acrescentou, existem desafios específicos de regulação no Brasil: necessidade de atrair investimentos da iniciativa privada; grande extensão territorial do País; problemas comuns de governança, como a credibilidade e a independência das agências reguladoras; dinâmica na política de precificação; regulação incompleta; transição problemática do modelo monopolista estatal para privado; e questões de equidade. Ela também abordou conceitos de economia comportamental relacionados a estímulos e desejos do consumidor, como willing to pay , willing to accept , enforcemen t e nudges . Outros temas foram a importância da Análise de Impacto Regulatório (AIR), o uso de métodos empíricos de análise, e a mineração de texto ( Text Mining, em inglês) em grandes bases de dados.

Leonardo Marques, assessor no gabinete do conselheiro da Anatel Alexandre Freire;  professor Vinicius Klein, da Universidade Federal do Paraná; e c professora Juliana Domingues, procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada do Conselho Administrativo de Defesa Econômica

O painel “Análise Econômica e Concorrência” – moderado por Leonardo Marques, assessor no gabinete do conselheiro da Anatel Alexandre Freire – contou com o professor Vinicius Klein, da Universidade Federal do Paraná, e com a professora Juliana Domingues, procuradora-chefe da Procuradoria Federal Especializada do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

De acordo com Klein, a velocidade e a intensidade tecnológica da atualidade apresentam novos desafios para a política concorrencial, que deve inserir a inovação como uma variável central na análise concorrencial, apesar de a inovação não ser “uma variável fácil de se trabalhar”. Na sua palestra foram abordadas questões o controle da arquitetura, que permite nos mercados digitais a criação de dark patterns (práticas que interferem sobre a autonomia de escolha do usuário). Além disso, explicou, as plataformas são modelos de negócios que incluem a tecnologia responsável pela infraestrutura, o que permite uma ampla rede de interações; e o uso de dados é essencial para estruturação de algoritmos e Inteligência Artificial (IA).

Na sua avaliação, a manutenção de acesso à concorrência potencial e à inovação disruptiva são objetivos concorrenciais relevantes, preferíveis ao combate à consolidação de padrões de arquitetura. Salientou que a legislação deve ter menos foco na concentração de mercado em si e mais preocupação com a diversidade e o acesso de novos entrantes e novas tecnologias. Ele destacou que o controle da demanda por inovação por parte das big techs pode fazer com que apenas inovações incrementais aconteçam, tornando cada vez mais difícil inovações disruptivas.

Juliana explicou que a Economia e a Análise Econômica do Direito são inerentes ao Direito da Concorrência e ressaltou que a transformação digital leva à reflexão sobre a eficácia da aplicação do instrumental disponível na solução de problemas concorrenciais. Lembrou que, antes se analisava conservadoramente a questão concorrencial principalmente pela legislação, mas, atualmente, é preciso considerar também o comportamento social para definir mercados relevantes.

“Hoje nós temos cartéis dirigidos por algoritmos”, afirmou Juliana. Enfatizou a necessidade de criação de políticas públicas e soluções jurídicas adequadas para corrigir eventuais distorções, mas, ao mesmo tempo, aptas a abrir espaço favorável a continuação do movimento de inovação como as vistas durante a pandemia, com a ampliação do trabalho remoto. Para ela, as plataformas digitais não compõem um mercado de custo zero: o usuário paga um custo fornecendo seus dados. A professora disse que é preciso trazer a tecnologia para o lado do regulador e mencionou o uso de IA pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para identificar cartéis em licitações.

Presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e o professor James Cooper, da Universidade norte-americana George Mason

Na conferência “Questões de Proteção ao Consumidor na Economia Digital”, moderado pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, o professor James Cooper, da Universidade norte-americana George Mason, abordou a proteção do consumidor nos mercados digitais, especialmente o paradoxo da privacidade e os dark patterns.

Cooper afirmou que há uma dinâmica de benefícios para o controle da privacidade, como, por exemplo, a confidencialidade existente entre médico e paciente. O paciente sabe que o médico não trará a público informações sensíveis. Assim, além do maior conforto em compartilhar informações quando há confidencialidade, a relação médico-paciente mostra que o respeito à privacidade não significa “cortar a informação”, mas utilizá-la de forma mais produtiva.

Ele também lembrou que a regulação pode trazer consequências negativas. Citou três estudos relacionados ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia, que revelaram que a adoção do Regulamento repercutiu em redução de investimentos, a queda na qualidade dos sites pelo uso de bloqueadores de anúncios e impacto negativos no desenvolvimento de aplicativos para Android.

O professor abordou o paradoxo da privacidade, pesquisas descrevem que 81% dos consumidores pensam que os riscos à privacidade online superam possíveis benefícios e 91% consideram não ter controle sobre seus dados. Porém, mencionou também estudos que mostram que poucos estão dispostos a pagar pela privacidade. O professor explicou que o paradoxo tem explicações variadas, desde uma escolha racional e consciente sobre o custo ou benefício da cessão de dados; a falta de informações ao consumidor para a tomada de decisão; a dificuldade do usuário em avaliar os custos futuros da cessão de dados; até diferença contextual de pesquisas e experimentos.

Cooper também abordou os dark patterns. Lembrou o caso da Epic Games, condenada em março de 2023 pela FTC (sigla da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) a reembolsar jogadores de Fortnite. Segundo a FTC, a empresa deve pagar 245 milhões de dólares por ter promovido mecânicas que induziam a aquisição de itens do jogo. Para ele, esse tipo de comportamento traz duas consequências: consumidores podem pagar por produtos que não querem ou podem antecipar o problema e reduzir a demanda por produtos online.

Por fim, Cooper disse que o trabalho do regulador é difícil porque é preciso sempre perguntar: "o mercado está falhando na proteção à privacidade?", "há alguma solução melhor que o status quo?" e "como diferenciar uma persuasão legítima de um dark pattern?".

Assista aos vídeos do Simpósio nos links abaixo:

  • Vídeo do dia 12/6
  • Vídeo do dia 13/6

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