Notícias
#ESTRATÉGIA
Portfólio de Projetos Estratégicos da Anatel conclui entregas relevantes para a sociedade em 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu as principais entregas previstas para 2025 no âmbito do seu Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE 2025-2026). Os projetos estratégicos, distribuídos nos três programas estratégicos, a saber: Conectividade Significativa, Ecossistema Digital e Atuação de Excelência, procuram reposicionar a Anatel em áreas como qualidade dos serviços, infraestrutura, habilidades digitais, proteção cibernética, inovação e sustentabilidade, reforçando o compromisso da Agência com a transformação digital no Brasil.
No projeto estratégico Qualidade e Transparência ao Consumidor em Banda Larga Fixa, destaca-se a conclusão do manual operacional que especifica o Canal Oficial de Teste de Velocidade Contratada da Banda Larga; enquanto no projeto Monitoramento Econômico de Preços, duas entregas de grande impacto foram finalizadas: o painel de dados de preços da Banda Larga do Anatel Busca Ofertas e o modelo hedônico de preços da Banda Larga Fixa, acompanhado do respectivo painel de dados e relatório gerencial, que permite análises mais sofisticadas sobre preços e características das ofertas no mercado.
O projeto Dispositivos Acessíveis e Adequados concluiu a avaliação interna e externa sobre os tipos de dispositivos relevantes para a Conectividade Universal e Significativa. Por sua vez, o projeto Confiança no Ecossistema Digital avançou com a entrega de estruturas de referência para prevenção e combate a fraudes e com a criação de um canal setorial centralizado para recebimento de informações de instituições financeiras sobre possíveis indícios de golpes e fraudes relacionados aos códigos de acesso.
No projeto estratégico Habilidades Digitais, foram finalizadas entregas relativas ao Acordo de Cooperação com a Unesco e foram realizados eventos de conscientização para crianças, jovens e idosos, ampliando o alcance das ações educacionais sobre uso seguro e responsável da internet.
O projeto Proteção de Infraestrutura contra Ameaça Cibernética se destacou com a entrega de relatórios estratégicos: o Relatório sobre Ameaças Cibernéticas Prevalentes no Setor de Telecomunicações e o relatório das atividades relativas aos eventos BRICS 2025 e COP-30; além do ingresso da Anatel no International Cable Protection Committee (ICPC), fortalecendo a articulação internacional sobre proteção de cabos submarinos.
No projeto Inovação Aberta, a Agência firmou acordo de cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), endereçou aos parceiros os desafios dos projetos estratégicos e realizou um evento de sensibilização sobre inovação aberta com órgãos governamentais e entidades do setor privado.
Quanto ao projeto Regulação Baseada em Evidências, foram concluídos o benchmark nacional e internacional e a metodologia de avaliação da qualidade regulatória; enquanto no projeto Governança 4.0 ESG, foram entregues o Selo Climático ESG Anatel – BID e o Módulo SEI ODS, reforçando práticas de sustentabilidade e alinhamento institucional aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No âmbito do projeto estratégico Excelência no Desempenho Regulatório, foi viabilizado o curso de MBA em Regulação e Comunicação em Ecossistemas Digitais junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV); enquanto o projeto Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações realizou a aprovação e divulgação do novo PERT, adotando o paradigma da "conectividade universal e significativa": disponibilidade e qualidade da infraestrutura, custo acessível, acesso a dispositivos, habilidades digitais e segurança da conexão e da navegação.
No projeto Capacidade da Infraestrutura de Conectividade, foram entregues produtos relacionados à capacidade da infraestrutura e Qualidade do Serviço (QoS) desenvolvidos em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o Plano de Ação de Melhoria do Serviço Móvel Pessoal.
Por fim, o projeto estratégico Inova IA registrou um marco importante com a implementação do Núcleo de Inteligência Artificial na Anatel, atendendo ao modelo de levantamento integrado do Índice de Governança, Gestão e Sustentabilidade do Tribunal de Contas da União (IESGo).
Com esse conjunto de entregas estratégicas, a Anatel demonstra consistência na execução do seu planejamento estratégico e reforça a sua capacidade institucional para novas ações em 2026, especialmente em temas como inteligência artificial, segurança cibernética e governança regulatória.
Para conhecer mais sobre os projetos de transformação da Anatel, visite o espaço do Portfólio de Projetos Estratégicos em: https://www.gov.br/anatel/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/planejamento-estrategico/portfolio-de-projetos-estrategicos