Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Agência Nacional de Telecomunicações
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Assuntos
    • 5G
      • Espaço 5G
      • Tecnologia 5G
      • Notícias 5G
      • Leilão de Espectro 5G
      • Perguntas e Respostas sobre o 5G
      • Compromissos do Leilão do 5G
      • Painel de Acompanhamento
      • Celulares Certificados
    • Acessibilidade
    • Adaptação
      • Adaptação da Oi
    • Agenda 2030
      • Seminário Pré-COP30
    • Atuação Internacional
      • Relações Internacionais
      • Comissões Brasileiras de Comunicação
    • Celular Legal
      • Consulte Sua Situação
      • Entenda o Projeto
      • Benefícios e Objetivos Principais
      • O Que Muda Com o Projeto
      • Selo de Certificação Anatel
      • Meu Aparelho Não Funciona
      • Identificação Internacional de Equipamento Móvel - IMEI
      • Antes de Comprar
      • O Que Fazer
      • Celular Roubado
      • Celular Seguro
      • Perguntas Frequentes
    • Coronavírus
    • Dicas contra Fraudes
    • Notícias
    • Processo Sancionador
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Pública
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
      • Planejamento Estratégico
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Carta de Serviços
      • Levantamento Integrado de Governança do TCU
    • Participação Social
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
      • Auditoria Interna
      • Relatórios e Informes dos Órgãos de Controle
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Aviso de Privacidade
      • Compartilhamento de Dados
      • Relatórios de Impacto à Proteção de Dados Pessoais
      • Relatórios Órgãos de Controle
      • 17. Atualizações desse Aviso de Privacidade
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Pesquisa Pública do SEI
  • Canais de Atendimento
    • Aplicativo
    • Internet
    • Presencial
    • Telefone
    • WhatsApp
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Sistemas
    • Apoio Institucional
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Acervo Documental
      • Acervo Bibliográfico
      • Biblioteca da Anatel
      • Doações, Desfazimentos e Eliminações
      • Estudos e Pesquisas
      • Relatório Anual
    • Imagens
    • Vídeos
    • Processo Eletrônico (SEI)
    • Repositório de Jurisprudência
    • Solicitação de Vistas de Processo e Documento
  • Composição
    • Estrutura Organizacional
    • Conselho Diretor
    • Conselho Consultivo
    • Ceadi
    • Comissão de Ética
    • Comitês
      • Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações
      • Comitê de Uso do Espectro e de Órbita
      • Comitê de Infraestrutura de Telecomunicações
      • Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte
      • Comitê Interno de Governança
    • Grupos de Trabalho
      • Gaispi
      • Gape
      • Gired
      • GT Ciber
      • GT OpenRAN
      • GT RCom
      • GT Seg
  • Consumidor
    • Quer Reclamar?
      • Registrar Reclamação
      • Bloqueio de Telemarketing
      • Anatel, Procon ou Juizados Especiais?
      • Reclamação, Denúncia ou Outras Manifestações?
    • Situação do Celular (IMEI)
    • Chamadas Abusivas
    • Conheça Seus Direitos
    • Pesquisa de Satisfação
    • Mundo Digital
    • Compare as Prestadoras
      • Reclamações na Anatel
      • Indicadores de Qualidade
    • Contribua com os Debates
      • Conselhos de Usuários
      • CDUST
      • Conselho Consultivo
      • Consultas e Audiências Públicas
      • Ouvidoria
    • Projetos Pró-consumidor
  • Dados
    • Indicadores Setoriais
    • Painéis
      • Meu Município
      • Acessos
      • Acompanhamento e Controle
      • Áreas Tarifárias
      • Arrecadação
      • Certificação de Produtos
      • Coletas de Dados Setoriais
      • Competição
      • Consumidor
      • Contratos Administrativos
      • Espectro e Órbita
      • Fiscalização
      • Gestão de Pessoas
      • Infraestrutura
      • Outorga e Licenciamento
      • Participação Social
      • Planejamento
      • Portabilidade
      • Qualidade
      • Radiodifusão
      • Regulamentação
      • SEI em Números
      • Utilidade Pública
    • Coleta de Dados Setoriais
      • Coletas de Dados de Acessos
      • Coletas de Dados de Acompanhamento Econômico
      • Coleta de Dados de Infraestrutura de Transporte
      • Coleta de Dados relativos a Contratos de Uso de Postes
      • Manual do Sistema Coleta de Dados
    • Infraestrutura
      • Antenas nos Municípios
      • Coleta de Dados de Infraestrutura de Transporte
      • Cabos Submarinos
      • Medições de Campo Eletromagnético
      • PERT
      • Telefonia Fixa
      • Coleta de Dados relativos a Contratos de Uso de Postes
    • Qualidade
      • Qualidade dos Serviços
      • Pesquisa de Satisfação e Qualidade
      • Reclamações na Anatel
    • Utilidade Pública
      • Alertas de Desastres
      • Cadastro Pré-Pago
    • Dados Abertos
  • Legislação
    • Resoluções
    • Súmulas
    • Portarias de Delegação
    • Portarias Normativas
    • Resoluções Internas
    • Metodologias de Cálculo de Multa
    • Glossário
    • Atos
      • Atos de Certificação de Produtos
      • Atos de Requisitos Técnicos de Gestão do Espectro
      • Atos de Numeração
    • Fiscalização
      • Procedimentos de Fiscalização
      • Instruções de Fiscalização
    • Demais Normas
      • Leis
      • Decretos
      • Normas do Ministério das Comunicações
      • Instruções do Dentel
  • Regulado
    • Acompanhamento e Controle
    • Agenda Regulatória
      • 2025-2026
      • 2023-2024
      • 2021-2022
      • 2019-2020
      • 2017-2018
      • 2015-2016
      • Anos Anteriores
      • Simplificação Regulatória
      • Sandbox Regulatório
    • Arrecadação
    • Certificação de Produtos
    • Competição
    • Espectro
    • Fiscalização
    • Numeração
    • Outorga
    • Prestadoras de Pequeno Porte
    • Radiodifusão
    • Radiofrequência
    • Satélite
    • Universalização e Ampliação do Acesso
    • Perguntas Frequentes
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Ações e Programas Planejamento Estratégico Portfólio de Projetos Estratégicos
Info

Portfólio de Projetos Estratégicos

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 23/11/2023 18h32 Atualizado em 17/04/2025 09h41
banner_PPE-25-26.png
Portfólio de Projetos Estratégicos

O Portfólio de Projetos Estratégicos 2025-2026 caracteriza-se como o conjunto de projetos gerenciados em grupo para alcançar as metas estratégicas ou voltados para promoção da qualidade dos serviços prestados pela Agência, sendo estes projetos, considerados fundamentais para o alcance da visão de futuro e do cenário-alvo para a Estratégia da Anatel. O Portfólio está estruturado em três Programas Estratégicos associados aos objetivos estratégicos de resultados, com o propósito de proporcionar valor público à sociedade. São eles: (i) Conectividade Significativa; (ii) Ecossistema Digital; e (iii) Atuação de Excelência.

Programa Conectividade Significativa

O Programa Conectividade Significativa foi organizado tendo como base referencial a estrutura para a conectividade significativa e universal proposta no documento Achieving universal and meaningful digital connectivity – Setting a baseline and targets for 2030 (United Nations) da União Internacional de Telecomunicações – UIT. Todos os projetos estratégicos com afinidade aos habilitadores “infraestrutura”, “acessibilidade”, “dispositivos”, “habilidades” e “segurança” foram alocados neste agrupamento.

Projeto Estratégico

Objetivos Estratégicos

 Iniciativas Estratégicas

Finalidade do Projeto

Liderança

 Principais Entregáveis

Duração estimada

Qualidade e transparência ao consumidor no serviço de Banda Larga Fixa.

1A

 2. Promover qualidade e transparência na oferta dos serviços de conectividade

Garantir continuamente para satisfação dos usuários os padrões de excelência exigidos pelos novos usos.

SRC

(i) Canal de testes do SCM: Características gerais da solução; (ii) Canal de testes do SCM: Requisitos preliminares da solução; (iii) Definição de padrão de velocidades expostas em ofertas/contratos; (iv) Canal de testes do SCM: Formalização de parceria com o NIC.br (v) Anexo Conjunto RQUAL-RGC do Manual Operacional que especifica o Canal Oficial de Teste de Velocidade Contratada do SCM; (vi) Disponibilização da primeira versão da ferramenta (sistemas Andoid e Windows) - fase 1; (vii) Disponibilização de nova versão da ferramenta (iOS, macOS e Linux) - fase 1; (viii) Integração com sistemas das principais prestadoras (fase 2); (ix) Elaboração de material para educação para o consumo.

24 meses

Capacidade da infraestrutura de conectividade

1B

 3. Aprimorar a capacidade, os mecanismos de compartilhamento e a qualidade da infraestrutura e de seu funcionamento

Atender os novos usos da conectividade com a expansão da infraestrutura da rede de base. 

SCO

(i) Estudos das relações entre qualidade e capacidade; (ii) Boletim da qualidade do SMP; (iii) Processo de Fiscalização Regulatória do SMP.

24 meses

Monitoramento Econômico de Preços

2E

 15. Estruturar o processo de monitoramento das ofertas varejistas

Ampliar a oferta de conectividade com preços acessíveis, para promover o acesso econômico aos usuários. 

SCP

(i) Dashboard de preços do SCM do Anatel Busca Ofertas; (ii) Modelo hedônico de preços do SCM e outros modelos alternativos; (iii) Dashboard de preços do SMP do Anatel Busca Ofertas; (iv) Relatório analítico de monitoramento econômico de preços do SCM do 1T/2025; (v) Modelo hedônico de preços do SMP e outros modelos alternativos; (vi) Dashboard de preços do STFC; (vii) Relatório analítico de monitoramento econômico de preços do SMP do 1T/2025; (viii) Modelo hedônico de preços do STFC e outros modelos alternativos; (ix) Relatório analítico de monitoramento econômico de preços do SCM do 2T/2025; (x) Dashboard de preços do SeAC; (xi) Modelo hedônico de preços do SeAC e outros modelos alternativos; (xii) Relatório analítico de monitoramento econômico de preços do SMP do 2T/2025; (xiii) Cálculo de Séries de Elasticidade SCM e outras análises sobre receitas e acessos por oferta; (xiv) Cálculo de Séries de Elasticidade SMP e outras análises sobre receitas e acessos por oferta; (xv) Automação para obtenção de dados de preços de SCM de PPPs por município; (xvi) Relatórios de estimativas de subsídio para usuários brasileiros de banda larga fixa de baixa renda e de preço do serviço por renda.

24 meses

Dispositivos Acessíveis e Adequados

2E

16. Promover instrumentos que permitam a viabilidade econômica aos serviços mesmo em situações de pouca atratividade 

Buscar garantir a viabilidade econômica aos serviços inclusive em situações de pouca atratividade. 

SCP

(i) Avaliar internamente aspectos sobre tipos de dispositivos relevantes à Conectividade Significativa; (ii) Avaliar externamente aspectos sobre tipos de dispositivos relevantes à Conectividade Significativa; (iii) Estudar a disponibilidade dos diferentes tipos de dispositivos relevantes à Conectividade Significativa; (iv) Estudar a estrutura de preços dos diferentes tipos de dispositivos relevantes à Conectividade Significativa.

24 meses

Confiança no ecossistema digital

3A

 17. Zelar pela segurança dos cidadãos no ecossistema digital

Promover estruturas de referência no combate e prevenção às fraudes no ecossistema digital. 

SCO

(i) Combate a fraudes no ecossistema digital; (ii) Estruturas de referência no combate e prevenção às fraudes no ecossistema digital; (iii) Canal setorial, centralizado, para recebimento de informações de instituições financeiras com relação a códigos de acesso com indícios utilização para cometimento de golpes e fraudes.

24 meses

Habilidades Digitais

3A

18. Promover a alfabetização digital dos cidadãos 

Promover o desenvolvimento de habilidades digitais no Brasil, por meio da criação e fortalecimento de uma rede colaborativa, da capacitação de multiplicadores, do incentivo ao envolvimento de empresas do ecossistema digital e do monitoramento dos indicadores de conectividade significativa e habilidades digitais. 

SRC

(i) Estudo indicadores; (ii) Painel de dados; (iii) Evento presencial (híbrido) sobre habilidades digitais; (iv) Entregas Unesco; (v) Parcerias / Acordos de Cooperação; (vi) Encenação da peça "Vida de Influencer"; (vii) Eventos de conscientização de crianças e jovens e idosos.

24 meses

Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações - PERT

1A

1. Promover a cobertura nacional de redes de telecomunicações e o aumento de capacidade disponibilizada no acesso aos serviços 

Manter atualizado o diagnóstico do atendimento com banda larga no país, a fim de possibilitar que a Agência identifique se existe infraestrutura capaz de atender as demandas em cada região, para permitir a adoção de ações efetivas de promoção do acesso à internet, incluindo qualidade, acessibilidade e capacidade de uso efetivo dos serviços digitais. 

SPR

(i) Aprovar Proposta de Revisão do PERT; (ii) Atualização após a aprovação; (iii) Publicação do PERT; (iv) Divulgação do PERT.

24 meses

Programa Ecossistema Digital

O Programa Ecossistema Digital agrupou os projetos relacionados às temáticas de desenvolvimento da conectividade e de conformação do ecossistema digital no País, desde os mecanismos voltados a manter a segurança cibernética, passando pelo monitoramento da dinâmica de novas tecnologias, pelo fomento à inovação de novos modelos de negócio decorrentes das tecnologias emergentes até os impactos concorrenciais das novas tecnologias e dos serviços digitais, bem como os desafios regulatórios para os entes estatais e os impactos das plataformas digitais na telecomunicações.

Projeto Estratégico

Objetivos Estratégicos

Iniciativas Estratégicas

Finalidade do projeto

 Liderança

Principais Entregáveis

Duração estimada

Proteção de Infraestrutura contra ameaça cibernética

1D

7. Promover o gerenciamento de risco e a proteção das infraestruturas críticas

Definir boas práticas e padrões técnicos e regulatórios para garantir a segurança cibernética.

 SCO

(i) BRICS BRASIL 2025: Coleta de informações e Planejamento; (ii) BRICS BRASIL 2025: Monitoramento dos Eventos; (iii) COP-30: Coleta de informações e Planejamento; (iv) COP-30: Monitoramento dos Eventos; (v) Relatório sobre as Ameaças Cibernéticas Prevalentes no Setor de Telecomunicações (TEDITA31); (vi) Relatório sobre o Estado da Arte de Aplicações de IA em Cibersegurança para Telecomunicações (TEDITA32); (vii) Desenvolvimento de Metodologia de Aplicação de IA para Cibersegurança em Redes de Telecomunicações (TEDITA33); (viii) Testes de Validação da Metodologia (TEDITA34); (ix) Apresentação dos Resultados em Workshop (TEDITA35); (x) 1a. RPA EGC 7.0; (xi) 2a. RPA EGC 7.0; (xii) 3a. RPA EGC 7.0; (xiii) 7a. Edição do Exercício Guardião Cibernético; (xiv) Despacho Decisório sobre notificação de Incidentes envolvendo Infraestruturas Críticas de Cabos Submarinos; (xv) Ingresso Anatel no ICPC; (xvi) Despacho Decisório sobre Coleta de Dados de Infraestrutura Critica Cabos Submarinos ( Atualização); (xvii) Protocolo de Comunicação sobre resposta a incidentes relevantes Cabos Sumarinos.

24 meses

Dinâmica de novas tecnologias digitais

2A

8. Acompanhar a adoção das novas tecnologias e plataformas digitais

Atualizar as definições de mercado, em virtude da digitalização e ampliação de serviços e agentes, para que os serviços sejam devidamente regulados.

 SCP

(i) Pesquisas sobre a relação do usuário com as novas tecnologias; (ii) Ampliar o diálogo com as OTTs e demais agentes de mercado que oferecem serviços com potencial necessidade de regulação.

24 meses

Inovação Aberta

2D

14. Atuar com liderança no ecossistema digital na regulação para novas tecnologias

Promoção da inovação aberta numa plataforma de integração sob liderança da Agência.

 SUE

(i) Assinatura de Acordo de Cooperação entre a Anatel e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); (ii) Endereçamento aos parceiros para desenvolvimento de soluções de inovação relacionados às entregas do Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE) da Anatel de 2025; (iii) Assinatura de Acordo de Cooperação entre a Anatel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); (iv) Lançamento do 1º desafio de inovação aberta da Anatel, para identificação de possíveis problemas a serem resolvidos de forma inovadora; (v) Rede de cooperação de inovação aberta implementada, envolvendo atores do setor de telecomunicações; (vi) Proposta de implementação de 1 (um) Sandbox Regulatório pela Anatel a partir de desafio público de inovação aberta; (vii) Endereçamento aos parceiros para desenvolvimento de soluções de inovação relacionados às entregas do Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE) da Anatel para o ano de 2026; (viii) Implementação de solução inovadora piloto para desafios estratégicos de conectividade e tecnologias emergentes.

24 meses

Programa Atuação de Excelência

O Programa Atuação de Excelência congrega os projetos estratégicos cujo impacto reflete a necessidade de transformação institucional interna da Anatel, destinando-se a superar os desafios da regulação convergente digital, assim como a assegurar a transparência das ações desenvolvidas ao cidadão no ambiente digital.

Projeto Estratégico

Objetivos Estratégicos

Iniciativas Estratégicas

Finalidade do projeto

Liderança

Principais Entregáveis

Duração estimada

Regulação baseada em evidências

2D

12. Buscar uma atuação baseada em evidências e a simplificação regulatória

Aprimorar e simplificar a regulação baseada em evidências, reduzindo anacronismos

SPR 

(i) Benchmark nacional e internacional; (ii) Metodologia de avaliação da qualidade regulatória; (iii) Piloto de aplicação da metodologia; (iv) Aplicação da metodologia; (v) Manual de avaliação da qualidade regulatória; (vi) Dashboard de avaliação da qualidade regulatória. 

24 meses

Excelência no desempenho regulatório

4A

21. Assegurar o desempenho, a capacitação e a motivação do quadro de servidores

Manter a força de trabalho engajada e satisfeita passa por iniciativas de promoção da qualidade de vida e monitoramento do desempenho.

 SAF

(i) Aprimoramento da avaliação de desempenho individual; (ii) Aprimoramento da Saúde e da Qualidade de Vida no Trabalho; (iii) Mapeamento das principais lacunas de competências.

24 meses

Governança 4.0 ESG

4B

22. Aprimorar as práticas de governança, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Fomentar boas práticas de governança, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no setor de telecomunicações.

 SUE

(i) Programa Anatel – S; (ii) Selo Climático ESG Anatel – BID; (iii) Módulo SEI ODS; (iv) Monitoramento do iESGo; (v) Aprimoramento da divulgação de Resultados; (vi) Critérios ESG em editais de radiofrequência.

24 meses

Inova IA - Inteligência Artificial para inovação e resultados.

4C

23. Promover agilidade e inovação tecnológica nos processos da Agência

Promover o desenvolvimento da IA na Agência e utilizá-la como meio para alcançar a inovação e resultados concretos nos processos de negócio.

 SGI

(i) Instituir Política de Governança de IA na Anatel; (ii) Implementar Núcleo de IA (Item 4263, letra "e", do iESGo); (iii) Contratar Broker MultiCloud para soluções de dados desenvolvidas pela Anatel e uso de serviços de IA (IDT069); (iv) Demandar contratação de conjuntos de Cursos/Turmas relacionados com Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com foco em desenvolvimento; (v) Desafio 1: SEI IA - Assistente de Inteligência Artificial; (vi) Desafio 2: Aval.IA - Avaliação Qualitativa das Demandas dos Consumidores; (vii) Desafio 3: Estimar melhor rota para infraestrutura de telecomunicação (Melhor Rota); (viii) Desafio 4: Publicar Dataset de Textos Públicos da Anatel; (ix) Desafio 5: Classificação de Processos pelas ODS da ONU; (x) Desafio 6: Assistente Externo com IA; (xi) Demais desafios a serem priorizados, em ordem, para atendimento, conforme a Meta Tática relacionada com o projeto; (xii) Novos Projetos Digitais considerar IA (Item 4263, letra "f", do iESGo).

24 meses

Acesse o Portfólio de Projetos Estratégicos 2023-2024

Acesse o Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE) 2023-2024 em formato PDF.

Acesse o Plano Estratégico 2023-2024 em Open Document Format (arquivo .odt) e com conteúdo acessível.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • 5G
      • Espaço 5G
      • Tecnologia 5G
      • Notícias 5G
      • Leilão de Espectro 5G
      • Perguntas e Respostas sobre o 5G
      • Compromissos do Leilão do 5G
      • Painel de Acompanhamento
      • Celulares Certificados
    • Acessibilidade
    • Adaptação
      • Adaptação da Oi
    • Agenda 2030
      • Seminário Pré-COP30
    • Atuação Internacional
      • Relações Internacionais
      • Comissões Brasileiras de Comunicação
    • Celular Legal
      • Consulte Sua Situação
      • Entenda o Projeto
      • Benefícios e Objetivos Principais
      • O Que Muda Com o Projeto
      • Selo de Certificação Anatel
      • Meu Aparelho Não Funciona
      • Identificação Internacional de Equipamento Móvel - IMEI
      • Antes de Comprar
      • O Que Fazer
      • Celular Roubado
      • Celular Seguro
      • Perguntas Frequentes
    • Coronavírus
    • Dicas contra Fraudes
    • Notícias
    • Processo Sancionador
    • Segurança Cibernética
    • Segurança Pública
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
      • Planejamento Estratégico
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Carta de Serviços
      • Levantamento Integrado de Governança do TCU
    • Participação Social
    • Auditorias
      • Relatórios de Gestão
      • Auditoria Interna
      • Relatórios e Informes dos Órgãos de Controle
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Aviso de Privacidade
      • Compartilhamento de Dados
      • Relatórios de Impacto à Proteção de Dados Pessoais
      • Relatórios Órgãos de Controle
      • 17. Atualizações desse Aviso de Privacidade
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Pesquisa Pública do SEI
  • Canais de Atendimento
    • Aplicativo
    • Internet
    • Presencial
    • Telefone
    • WhatsApp
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Sistemas
    • Apoio Institucional
  • Centrais de Conteúdo
    • Publicações
      • Acervo Documental
      • Acervo Bibliográfico
      • Biblioteca da Anatel
      • Doações, Desfazimentos e Eliminações
      • Estudos e Pesquisas
      • Relatório Anual
    • Imagens
    • Vídeos
    • Processo Eletrônico (SEI)
    • Repositório de Jurisprudência
    • Solicitação de Vistas de Processo e Documento
  • Composição
    • Estrutura Organizacional
    • Conselho Diretor
    • Conselho Consultivo
    • Ceadi
    • Comissão de Ética
    • Comitês
      • Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações
      • Comitê de Uso do Espectro e de Órbita
      • Comitê de Infraestrutura de Telecomunicações
      • Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte
      • Comitê Interno de Governança
    • Grupos de Trabalho
      • Gaispi
      • Gape
      • Gired
      • GT Ciber
      • GT OpenRAN
      • GT RCom
      • GT Seg
  • Consumidor
    • Quer Reclamar?
      • Registrar Reclamação
      • Bloqueio de Telemarketing
      • Anatel, Procon ou Juizados Especiais?
      • Reclamação, Denúncia ou Outras Manifestações?
    • Situação do Celular (IMEI)
    • Chamadas Abusivas
    • Conheça Seus Direitos
    • Pesquisa de Satisfação
    • Mundo Digital
    • Compare as Prestadoras
      • Reclamações na Anatel
      • Indicadores de Qualidade
    • Contribua com os Debates
      • Conselhos de Usuários
      • CDUST
      • Conselho Consultivo
      • Consultas e Audiências Públicas
      • Ouvidoria
    • Projetos Pró-consumidor
  • Dados
    • Indicadores Setoriais
    • Painéis
      • Meu Município
      • Acessos
      • Acompanhamento e Controle
      • Áreas Tarifárias
      • Arrecadação
      • Certificação de Produtos
      • Coletas de Dados Setoriais
      • Competição
      • Consumidor
      • Contratos Administrativos
      • Espectro e Órbita
      • Fiscalização
      • Gestão de Pessoas
      • Infraestrutura
      • Outorga e Licenciamento
      • Participação Social
      • Planejamento
      • Portabilidade
      • Qualidade
      • Radiodifusão
      • Regulamentação
      • SEI em Números
      • Utilidade Pública
    • Coleta de Dados Setoriais
      • Coletas de Dados de Acessos
      • Coletas de Dados de Acompanhamento Econômico
      • Coleta de Dados de Infraestrutura de Transporte
      • Coleta de Dados relativos a Contratos de Uso de Postes
      • Manual do Sistema Coleta de Dados
    • Infraestrutura
      • Antenas nos Municípios
      • Coleta de Dados de Infraestrutura de Transporte
      • Cabos Submarinos
      • Medições de Campo Eletromagnético
      • PERT
      • Telefonia Fixa
      • Coleta de Dados relativos a Contratos de Uso de Postes
    • Qualidade
      • Qualidade dos Serviços
      • Pesquisa de Satisfação e Qualidade
      • Reclamações na Anatel
    • Utilidade Pública
      • Alertas de Desastres
      • Cadastro Pré-Pago
    • Dados Abertos
  • Legislação
    • Resoluções
    • Súmulas
    • Portarias de Delegação
    • Portarias Normativas
    • Resoluções Internas
    • Metodologias de Cálculo de Multa
    • Glossário
    • Atos
      • Atos de Certificação de Produtos
      • Atos de Requisitos Técnicos de Gestão do Espectro
      • Atos de Numeração
    • Fiscalização
      • Procedimentos de Fiscalização
      • Instruções de Fiscalização
    • Demais Normas
      • Leis
      • Decretos
      • Normas do Ministério das Comunicações
      • Instruções do Dentel
  • Regulado
    • Acompanhamento e Controle
    • Agenda Regulatória
      • 2025-2026
      • 2023-2024
      • 2021-2022
      • 2019-2020
      • 2017-2018
      • 2015-2016
      • Anos Anteriores
      • Simplificação Regulatória
      • Sandbox Regulatório
    • Arrecadação
    • Certificação de Produtos
    • Competição
    • Espectro
    • Fiscalização
    • Numeração
    • Outorga
    • Prestadoras de Pequeno Porte
    • Radiodifusão
    • Radiofrequência
    • Satélite
    • Universalização e Ampliação do Acesso
    • Perguntas Frequentes
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca