ENAP - Escola Nacional de Administração Pública
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está comprometida com a criação de um ambiente inclusivo e diverso na administração pública federal. Confira nossas iniciativas e cursos especialmente desenvolvidos para fomentar a diversidade e a inclusão em todas as esferas do serviço público.
1. Banco de Perfis com Módulo de Diversidade para Pessoas Negras e LGBTQIA+
- Objetivo: Aumentar a diversidade na escolha de líderes para a administração pública federal.
2. Trilha de Aprendizagem Combate aos Assédios e Outras Formas de Discriminação
- Objetivo: Promover uma cultura de respeito e igualdade em todos os ambientes. Educação e conscientização são fundamentais para erradicar práticas nocivas e construir comunidades seguras e inclusivas. Esta trilha temática é composta por 4 cursos: Comunicação não violenta; Prevenção e Enfrentamento do Assédio Sexual e Moral; Inclusão de Gênero na Ponta da Língua; Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+.
3. Curso Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+
- Objetivo: Fortalecer a compreensão sobre conceitos, experiências e aspectos específicos de violências, exclusão, discriminação e desigualdade vividos por pessoas LGBTQIAP+, bem como estratégias para a garantia, promoção e defesa de seus direitos.
4. Seminário de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
- Objetivo: Aula inaugural do curso “Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” em parceria com o MDHC e Enap.
5. Curso Inclusão de Gênero na Ponta da Língua
- Objetivo: Fortalecer a compreensão dos principais pontos para evitar o uso sexista da língua e utilizá-la da maneira mais inclusiva possível. O curso aborda orientações objetivas de uso inclusivo da língua para aplicar no seu dia a dia, uma vez que a língua é um componente social que contribui fortemente para a violência simbólica e o preconceito de gênero.
6. Curso Gestão de Diversidade no Serviço Público
- Objetivo: Identificar o cenário histórico que motiva, ambienta e fundamenta as atividades de diversidade e inclusão. Mapear relações interpessoais, reconhecer a segurança e o bem-estar de pessoas como fatores fundamentais e estratégicos, identificar a coexistência de diferentes realidades dentro das múltiplas possibilidades de interseccionalidade dos indivíduos. Discutir diferentes óticas da gestão da diversidade, criar indicadores de performance e gestão combinados à diversidade e inclusão, e simular a ambientação de dados sobre diversidade e inclusão na rotina de trabalho.
7. Curso Diversidade e Políticas Públicas
- Objetivo: Proporcionar conhecimento conceitual, metodológico e crítico sobre a diversidade e suas perspectivas, a partir da análise das principais conquistas e desafios das políticas públicas para grupos historicamente marginalizados, como pessoas negras, mulheres, povos indígenas, pessoas com deficiência e LGBTs.
8. DUDA - Dispositivo Unificado de Direcionamento e Ajuda
- Objetivo: Duda é o novo chatbot da Enap, criado dentro de uma visão promotora da cultura da diversidade. Utiliza uma linguagem neutra e inclusiva para fornecer suporte e orientação eficiente aos servidores da instituição. Seu design e funcionalidades refletem nosso compromisso com a inclusão, garantindo que todos os usuários, independentemente de gênero, orientação sexual, origem ou condição, recebam um atendimento equitativo e acolhedor.
9. Trilha de Aprendizagem Diversidade e Inclusão
- Objetivo: Ao final desta trilha de aprendizagem, servidores públicos serão capazes de reconhecer e valorizar a diversidade de características, identidades, vivências e perspectivas de pessoas e grupos, criando ambientes de trabalho inclusivos e contribuindo para a geração de serviços públicos de qualidade.
10. Promoção da Saúde das Pessoas LGBTQIA+
- Objetivo: Fornecer ferramentas conceituais e noções práticas básicas para um atendimento ético, profissional e humanizado com qualidade para as pessoas LGBTQIA+ no campo da saúde.