Notícias
AVISO DE PAUTA
Brasil lança Protocolo para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres durante a COP30 nesta quarta-feira (12)
O Governo do Brasil lança, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), a versão revisada do Protocolo Nacional para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres. O documento será apresentado oficialmente em evento realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nesta quarta-feira (12), às 17h30h, no Pavilhão das Nações Unidas, com apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A nova versão do Protocolo atualiza e amplia as diretrizes estabelecidas desde sua primeira publicação, em 2012, incorporando aprendizados das grandes emergências recentes e os compromissos assumidos pelo Brasil em marcos internacionais, como a Declaração Intergovernamental sobre Crianças, Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas (2025). O documento estabelece orientações concretas para que União, estados e municípios atuem de forma articulada na prevenção, resposta e recuperação de desastres, com foco na proteção integral dos direitos de meninas e meninos.
A cerimônia contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, Joaquin Gonzalez-Aleman; da diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Clara Carolina de Sá; e dos dois novos jovens ativistas do UNICEF no Brasil, João Victor da Costa da Silva e Maria Isabel Liberato.
A revisão do Protocolo foi coordenada pelo MDHC, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e UNICEF, com a colaboração de outros órgãos do governo federal.
Justiça climática e direitos humanos
Ao longo da quarta-feira, a ministra Macaé Evaristo ainda cumpre uma série de agendas em prol dos direitos humanos e da justiça climática no contexto da COP30. Pela manhã, às 10h, ela integra o evento de Alto Nível "Proteger Quem Protege", ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Élida Lauris; chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDHC, Luciana Peres; da subsecretária-geral das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ilze Brands Kehris; e do defensor de direitos humanos francês, Michel Forst.
Às 11h30, no Pavilhão Espanha, a titular dos Direitos Humanos e da Cidadania integra o painel "Desafios para a proteção ambiental na democracia" ao lado da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e outros convidados. Mais tarde, às 12h30, ela integra um debate sobre direitos humanos e emergências climáticas durante o lançamento do Guia de Salvaguarda, com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Serviço
Lançamento da versão revisada do Protocolo Nacional para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 17h30
Local: Pavilhão das Nações Unidas, Zona Azul da COP30.
Evento de Alto Nível "Proteger Quem Protege"
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Pavilhão Brasil – Sala Sumaúma, Zona Azul da COP30.
Desafios para a proteção ambiental na democracia
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 11h30
Local: Pavilhão Espanha, Zona Azul da COP30.
Lançamento do Guia de Salvaguarda
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Horário: 12h30
Local: Pavilhão Brasil – Sala Jandaíra, Zona Azul da COP30.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.