Notícias

Ministério lança cartilha sobre combate à violência contra a pessoa idosa

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lança, nesta segunda-feira (15), a cartilha "Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?". O lançamento será por meio de uma live no Facebook, às 16h.

O material, de iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), esclarece dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra pessoas idosas. Além disso, induz à conscientização social sobre este grave problema e instrui sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar.

"Almejamos que o conteúdo dessa cartilha alerte e conscientize a sociedade brasileira sobre o grave problema da violência praticada contra os nossos idosos no Brasil, para que, juntos, possamos promover e defender os direitos desse seguimento populacional", destacou o titular da SNDPI, Antônio Costa.

O material esclarece o que é violência patrimonial, violência sexual contra a pessoa idosa e responde se discriminação também é violência. Informa, ainda, sobre a violência contra a pessoa idosa durante o confinamento social e traz também uma lista de delegacias especializadas.

A live de lançamento da cartilha "Violência contra a pessoa idosa: vamos falar sobre isso?" será na página do Facebook do MMFDH, às 16h, com a presença do secretário Antônio Costa.

Dia mundial de conscientização

15 de junho é o dia dedicado à conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas com o uso da cor violeta em todo o mundo. O principal objetivo é criar uma consciência mundial da existência da violência contra a pessoa idosa para o seu enfrentamento.

Acesse a cartilha na íntegra 

Reportar erro