Notícias
Proteção online de crianças e adolescentes
Anatel nas Escolas aborda uso seguro de internet para estudantes em Fortaleza (CE)
O olhar atento de uma aluna na primeira fileira era sinal de interesse: ali estava acontecendo a palestra sobre comportamento seguro na internet promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio da Superintendência de Relações com Consumidores (SRC).
A apresentação reuniu cerca de 80 estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Antonieta Cals em Fortaleza (CE) para tratar de temas ligados ao universo infanto-juvenil online, como cyberbullying, deep fakes e tempo de tela.
Para ter a atenção das crianças, a linguagem é voltada a esse público e as imagens projetadas também, com cores, sons e movimento. Tudo com o objetivo de auxiliá-los a refletir sobre o uso da tecnologia e a entender como se proteger e buscar ajuda, se necessário.
“A proteção de crianças tem sido um assunto tratado de maneira estratégica no âmbito da da SRC. Vários projetos são pensados para esse público e com o objetivo de fazer uma inclusão digital saudável e segura para as crianças e jovens brasileiros”, afirma a gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo, Isadora Firmino.
O programa Anatel nas Escolas é conduzido pela SRC e visa aproximar a Agência da comunidade escolar, contribuindo para a formação digital de crianças e jovens em todo o país.
Recentemente, a iniciativa foi levada ao Amazonas e à Bahia para cerca de 200 alunos. As atividades ocorreram, respectivamente, na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, em Manaus (AM), e na Escola Municipal Dom Francisco Leite, em Simões Filho (BA), na região metropolitana de Salvador (BA).
Com essa ação, a Anatel reafirma seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes no meio online, ajudando a construir uma cultura digital mais consciente e segura.
