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PESQUISAS E ESTUDOS
Última semana para inscrições no Programa de Intercâmbio Acadêmico da Anatel
As inscrições para a segunda edição do Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico e Formação em Ecossistema Digital (P@ED) encerram-se em 20 de abril de 2025, às 23h59 (horário de Brasília). Promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), o programa tem como objetivo capacitar lideranças em transformação digital, com foco na regulação do setor.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Anatel. Os documentos exigidos incluem: redação, currículo Lattes, carta de motivação, documento de identificação e comprovante de matrícula.
O programa oferece 20 vagas, sendo 12 para graduandos e 8 para pós-graduandos, com garantia de representatividade regional e reserva para grupos prioritários, como pessoas pretas ou pardas, indígenas, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e vítimas de violência.
A seleção levará em conta a redação, a carta de motivação e o currículo, com notas atribuídas de 0 a 100. O resultado preliminar será divulgado no site da Anatel em 16 de maio de 2025.
Para intercambistas residentes fora de Brasília, a Anatel custeará o transporte de ida e volta entre a cidade com aeroporto mais próxima da residência e Brasília, além de arcar com as diárias referentes ao período das atividades presenciais, conforme valores estabelecidos na legislação vigente.
Para o conselheiro da Anatel e presidente do Ceadi, Alexandre Freire, participar do P@ED é uma oportunidade única para estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos e assumir a liderança na transformação digital.
“O programa oferece não apenas capacitação técnica, mas também uma imersão prática nos desafios reais da regulação e da inovação no setor digital, preparando os participantes para liderarem mudanças significativas em suas áreas de atuação", destacou.
Relatos dos intercambistas da 1ª edição do P@ED
Em 2024, a Anatel realizou a primeira edição do P@ED, promovendo uma experiência imersiva para 20 estudantes de diferentes regiões do Brasil. Os selecionados participaram de atividades teóricas e práticas sobre o ecossistema digital, inovações tecnológicas e a regulação das telecomunicações. O evento foi realizado de 22 a 26 de julho, na sede da Anatel, em Brasília.
Quase um ano após a primeira edição, ex-intercambistas compartilham relatos que evidenciam o impacto do programa em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Natural de Betim (MG), Israel Ribeiro Cezario, de 27 anos, estudante de Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), encontrou no P@ED uma oportunidade ideal para aprofundar seu interesse em Ciência de Dados. Durante o programa, adquiriu uma compreensão aprofundada sobre o funcionamento de uma agência reguladora como a Anatel, o que considera um diferencial em sua formação. Israel também destacou como o P@ED ampliou sua visão sobre regulações que impactam o cotidiano, como selos e homologações. Além disso, atuou como guia informal para colegas durante a estadia em Brasília, compartilhando seu conhecimento sobre a cidade e fortalecendo laços de amizade.
"Levo comigo não só o conhecimento adquirido, mas também as amizades e memórias incríveis que construí durante os dias do programa", afirmou.
Lauren Thaís Petter, de 26 anos, do Mato Grosso, foi atraída pela oportunidade de aprender sobre mercados digitais e regulação. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Lauren já tinha experiência com temas ligados à tecnologia e direito digital, mas considerou o P@ED uma vivência única. Ela ressaltou que o suporte logístico da Anatel e o acolhimento dos servidores tornaram a experiência ainda mais memorável.
O gaúcho Eduardo Giacomin de David, de 27 anos, viu no programa uma chance de ampliar suas perspectivas sobre comunicação e o combate à desinformação em ambientes digitais. Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destacou o impacto do intercâmbio em sua trajetória acadêmica. Ele elogiou a qualidade das atividades e afirmou que, embora a atuação da Anatel não seja diretamente voltada ao combate à desinformação, há interseções relevantes com seus interesses de pesquisa.
"A experiência no P@ED foi transformadora. Ela me mostrou como a regulação em áreas estratégicas pode dialogar com meu foco acadêmico e profissional no enfrentamento da desinformação", afirmou.
Maylla Wegrzinovski Pickssius, de 24 anos, de Santa Catarina, relatou que o programa expandiu sua visão sobre inovações digitais e fortaleceu sua atuação acadêmica:
"Essa vivência enriqueceu meu currículo, especialmente no campo acadêmico, e será um diferencial importante para futuras seleções de doutorado".
Natural de São Paulo, Alan do Vale Costa, de 24 anos, descreveu sua participação no P@ED como um divisor de águas. Estudante de Direito na Universidade de Brasília (UnB), ele aproveitou o programa para aprofundar seus conhecimentos sobre regulação responsiva e o setor de telecomunicações. O P@ED teve impacto direto em seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Regulação Responsiva e Anatel: uma análise sobre o setor de telecomunicações”, que examina as mudanças culturais da Agência na adoção de um modelo responsivo.
Alan ressaltou a colaboração com servidores da Anatel, que forneceram materiais valiosos para sua pesquisa.
"O P@ED não só enriqueceu meu trabalho acadêmico, como também me proporcionou recursos e aprendizados que levarei para toda a vida", declarou.
"Os relatos dos participantes evidenciam como o programa ampliou perspectivas acadêmicas e profissionais, destacando a importância de consolidarmos essa experiência em uma nova edição. Nosso objetivo é conectar o aprendizado teórico aos desafios práticos do ecossistema digital, contribuindo para o avanço do setor e da sociedade", pontuou o presidente do Ceadi.
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📧 Para outras informações sobre o P@ED 2025, entre em contato pelo e-mail: ceadi@anatel.gov.br