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Resultados das medições no quarto trimestre de 2014

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Publicado em 17/03/2015 12h40 Atualizado em 17/11/2022 13h46

Estão disponíveis os resultados das medições da banda larga realizadas em outubro, novembro e dezembro de 2014.

Na banda larga fixa, prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), foram avaliadas prestadoras de todos os estados e do Distrito Federal, com exceção do Amapá, que ainda necessita de voluntários. Se você é assinante do serviço nesse Estado, saiba como participar do projeto de medição da qualidade da banda larga por meio do site http://www.brasilbandalarga.com.br.

Na banda larga móvel, prestada por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP), foram avaliadas prestadoras de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.

Nos dois casos, as medições foram realizadas em prestadoras com mais de 50 mil clientes. Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.

Os resultados da banda larga móvel referentes aos indicadores da prestadora Claro em quatro estados - Acre, Amapá, Santa Catarina e Sergipe - não foram divulgados no mês de outubro devido á identificação de inconsistências no mapa de cobertura apresentado pela prestadora, o que comprometeu a validade estatística das medições. Essas inconsistências foram corrigidas pela prestadora e os resultados passaram a ser divulgados normalmente a partir de novembro.

Confira, nos links abaixo, os resultados das medições da qualidade da banda larga:

  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de outubro de 2014
  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de novembro de 2014
  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de dezembro de 2014

Banda larga fixa

Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos, por sorteio, voluntários que se inscreveram por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios dos voluntários selecionados, foram acompanhados seis indicadores:

  • velocidade instantânea - velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário;
  • velocidade média - média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês;
  • latência - período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições;
  • jitter (variação de latência) - instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados);
  • perda de pacotes - ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede;
  • disponibilidade - período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário

Banda larga móvel

Na banda larga móvel, foram acompanhados dois indicadores:

  • taxa de transmissão instantânea - velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário; e
  • taxa de transmissão média - média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês.

Diferentemente do que ocorre na banda larga fixa, para as medições da banda larga móvel não há necessidade de voluntários. Como resultado de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os medidores que monitorarão a qualidade do serviço são instalados em escolas atendidas pelo Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas.

Aplicativos oficiais para medição da qualidade da banda larga móvel

As versões oficiais dos aplicativos da Anatel para aferição da qualidade da banda larga móvel para o smartphone iPhone (sistema operacional iOS) e Android estão disponíveis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade).

Para instalar a versão do aplicativo no iPhone ou no iPad, basta que o usuário faça, na App Store, uma busca pela expressão "Brasil Banda Larga". Usuários de smartphones com o sistema Android podem baixar o aplicativo "Brasil Banda Larga" no Google Play. Após instalado o aplicativo, o usuário precisará fazer um cadastro com seu e-mail e escolher uma senha de acesso.

Os aplicativos são gratuitos, seguros e não permitem acesso ao conteúdo das ligações ou das mensagens do usuário. As informações a serem obtidas dizem respeito aos principais parâmetros de qualidade da conexão banda larga (velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes), além de apresentar graficamente os resultados de todas as medições realizadas anteriormente, inclusive com os locais exatos das medições. Uma vez instalado o aplicativo, o usuário poderá realizar medições do Serviço Móvel Pessoal contratado de sua prestadora em qualquer lugar em que esteja com seu smartphone.

Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto: http://www.brasilbandalarga.com.br.

Documentos relacionados 

  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de outubro de 2014
  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de novembro de 2014
  • Resultado das medições da qualidade da banda larga - indicadores de dezembro de 2014
  • Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM)
  • Resolução nº 575, de 28 de outubro de 2011, que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (RGQ-SMP)
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