Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Presidente da Anatel debate futuro da conectividade satelital e sustentabilidade espacial em Washington
Nos dias 8 e 9 de dezembro, em Washington D.C. (EUA), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, participou de eventos estratégicos sobre o setor espacial e comunicações satelitais promovidos pelo Forum Global.
Durante o Americas D2D Policy Forum, Baigorri proferiu a palestra de abertura, destacando o renovado interesse nas comunicações satelitais, impulsionado pelas inovações promovidas pelo setor privado. Segundo o presidente da Anatel, cabe aos reguladores e organismos internacionais acompanhar esses avanços. Esse esforço reflete-se na pauta da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2027 (CMR-27) da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e em iniciativas da Agência, como o Sandbox Regulatório para Direct-to-Device (D2D) — ambiente experimental para comunicações diretas entre satélites e terminais móveis terrestres de usuários.
Baigorri ressaltou que, devido às características geográficas e econômicas únicas do Brasil, a infraestrutura de fibra óptica e redes móveis deve somar-se a outras tecnologias, como as redes satelitais para promover a conectividade universal e significativa no país. No mesmo evento, ao lado de lideranças do setor, o presidente participou também de painel sobre estratégias de espectro para o sucesso do D2D.
Já no Americas Space Forum, que também contou com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, Baigorri integrou o painel que discutiu visões sobre a sustentabilidade espacial na região das Américas. Segundo o presidente da Anatel, a capacidade de manter as atividades espaciais indefinidamente — assegurando acesso equitativo e a preservação do ambiente para as futuras gerações — tem como principal gargalo a disponibilidade de recursos de espectro para acomodar as crescentes necessidades dos sistemas de baixas órbitas (LEO). Para ele, a superação desse desafio depende diretamente da atuação positiva e coordenada da comunidade internacional nos trabalhos em curso na UIT.
Em Washington, Baigorri reuniu-se ainda com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e com o representante permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Benoni Belli.