Notícias
CLIMA
Parceria com UIT reforça Anatel como vanguarda na agenda global de ESG
Fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o projeto-piloto de indicadores de monitoramento de mudanças climáticas no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil já avança para a fase de captação de dados das empresas. A informação foi revelada nesta quarta-feira (11), durante webinário sobre o levantamento da UIT a respeito de indicadores de emissões de gases de efeito estufa e consumo energético no setor de TIC.
“Não existe política climática eficaz sem dados confiáveis, comparáveis e transparentes. Esse ainda é um gargalo global no setor de TIC. E é justamente essa lacuna que abre a oportunidade para o que se discute aqui hoje: a parceria da Anatel com a UIT em um projeto-piloto internacional de levantamento de indicadores de emissões de gases de efeito estufa e consumo energético no setor brasileiro de TIC”, afirmou o conselheiro da Anatel Alexandre Freire, organizador do webinário.
Na abertura do evento, o conselheiro reiterou que não existe política climática eficaz sem dados confiáveis, comparáveis e transparentes, o que ainda representa uma limitação global no setor de TIC. Aos participantes e espectadores do webinário, Freire destacou o valor estratégico da parceria firmada entre os dois organismos. A UIT é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e responsável por questões relacionadas às tecnologias da informação e comunicação (TICs).
“É justamente essa lacuna que abre a oportunidade para o que se discute aqui hoje: a parceria da Anatel com a UIT em um projeto-piloto internacional de levantamento de indicadores de emissões de gases de efeito estufa e consumo energético no setor brasileiro de TIC”, disse o conselheiro. “Ele vai testar a viabilidade real da coleta de dados no setor — o que já representa um desafio significativo —, identificar barreiras institucionais e contribuir para o arcabouço internacional de indicadores.”

- .
Fortalecimento
O diretor regional da UIT para as Américas, Bruno Ramos, destacou a proposta como um passo decisivo para que reguladores e formuladores de políticas públicas possam gerir o setor com base em evidências, indicadores comparáveis e credibilidade suficiente para ampliar investimentos, inovação e metas climáticas.
Ramos agradeceu a colaboração das empresas do setor. “A participação de vocês é essencial para que a coleta de dados seja consistente, para que as definições sejam realistas e para que o resultado subsidie decisões melhores.”
No encerramento do evento, a superintendente-executiva substituta da Anatel, Ana Beatriz Souza, chamou a atenção para o legado da iniciativa. “Que será um setor de telecomunicações mensurável, mais limpo e eficiente econômica e energeticamente”, afirmou.
Mobilização
Segundo o conselheiro, a iniciativa representa a construção de uma capacidade regulatória robusta, posicionando o Brasil como referência global na integração entre regulação, sustentabilidade e inovação. Com esse projeto-piloto de indicadores de emissões, prosseguiu Freire, a Anatel coloca o Brasil na vanguarda da agenda ESG global, alinhando suas metas institucionais aos mais rigorosos padrões da ONU e da UIT.
Sócio-diretor da Colin Consultoria, empresa responsável pela iniciativa, Márcio Lino informou que o projeto já mobiliza operadoras de telecomunicações, data centers, fabricantes de dispositivos de usuário final — empresas que entregam o produto pronto ao consumidor, como smartphones, PCs e wearables —, fabricantes de equipamentos de rede e operadores de torres.
As empresas receberão, ainda este mês, questionários com os indicadores. Estão previstas, ainda, consulta a stakeholders e a realização de um workshop nacional. Os passos seguintes serão a validação e análise dos dados coletados, a preparação de um relatório de estudo de caso e o compartilhamento das boas práticas identificadas. O relatório final será debatido entre a Anatel e a UIT no início de maio.
A íntegra do webinário está disponível no canal da Anatel no YouTube.
.