Notícias
DEFESA CIBERNÉTICA
Militares do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica conhecem recursos e equipamentos da Anatel
O gerente da Anatel no Distrito Federal, Manuel de Araújo Silva, acompanhado dos servidores Antônio Alex Pinheiro e Manoel Pereira Lima Filho, apresentaram aos militares do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) os principais equipamentos de fiscalização da agência reguladora e explicaram sua aplicação no combate a interferências e à clandestinidade. O encontro ocorreu em Brasília, no dia 17 de setembro.
Durante a reunião, foram destacados desafios atuais da defesa do espectro, como as interferências provocadas por bloqueadores de sinais — incluindo bloqueadores de drones — e pelo uso de equipamentos sem certificação da Anatel. Segundo Silva, a apresentação dos recursos e atribuições da agência “contribuiu para uma troca de conhecimentos entre as instituições, fortalecendo a capacidade nacional de defesa do espectro radioelétrico brasileiro”.
O espectro radioelétrico é o conjunto de frequências de ondas eletromagnéticas utilizado para transmissão de sinais de telecomunicações, como rádio, televisão, telefonia móvel e Wi-Fi. Trata-se de um recurso público, administrado pela Anatel, que regula seu uso para garantir eficiência, evitar interferências e promover o desenvolvimento das comunicações no Brasil.