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Em maio, Brasil soma 44,9 milhões de linhas ativas

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Publicado em 30/06/2015 15h19 Atualizado em 17/11/2022 14h17

O Brasil encerrou o mês de maio com 44,86 milhões de linhas de telefonia fixa. A densidade do serviço – número de acessos por grupo de cem habitantes – chegava a 21,97. As concessionárias concentravam 59,25% dos acessos.

A tabela abaixo apresenta o total de acessos e a densidade do serviço por Região e por Unidade da Federação.

Regiões Acessos em serviço (autorizadas) Acessos em serviço (concessionárias) Acessos em serviço (total) Densidade (acessos/100 habitantes)1
Brasil 18.280.942 26.580.188 44.861.130 21,97
Centro-Oeste 1.397.525 1.840.438 3.237.963 21,03
Distrito Federal 597.437 393.758 991.195 34,18
Goiás 463.927 793.026 1.256.953 19,06
Mato Grosso do Sul 183.900 303.927 487.827 18,43
Mato Grosso 152.261 349.727 501.988 15,41
Nordeste 2.207.232 3.260.502 5.467.734 9,68
Alagoas 132.520 140.202 272.722 8,17
Bahia 665.676 1.038.528 1.704.204 11,22
Ceará 346.433 485.529 831.962 9,35
Maranhão 110.102 264.943 375.045 5,44
Paraíba 168.520 182.471 350.991 8,85
Pernambuco 488.201 673.734 1.161.935 12,45
Piauí 56.759 164.332 221.091 6,9
Rio Grande do Norte 144.001 179.872 323.873 9,42
Sergipe 95.020 130.891 225.911 10,09
Norte 505.420 909.219 1.414.639 8,12
Acre 26.309 61.024 87.333 10,9
Amazonas 192.205 162.498 354.703 9,03
Amapá 15.861 36.982 52.843 6,91
Pará 232.447 303.925 536.372 6,58
Rondônia 12.744 166.782 179.526 10,17
Roraima 7.574 46.244 53.818 10,65
Tocantins 18.280 131.764 150.044 9,92
Sudeste 10.850.231 16.674.119 27.524.350 32,13
Espírito Santo 435.501 384.603 820.104 20,92
Minas Gerais 1.345.874 2.829.161 4.175.035 20,03
Rio de Janeiro 2.282.169 3.328.280 5.610.449 33,91
São Paulo 6.786.687 10.132.075 16.918.762 38,14
Sul 3.320.534 3.895.910 7.216.444 24,71
Paraná 1.522.462 1.447.468 2.969.930 26,63
Rio Grande do Sul 1.178.400 1.373.757 2.552.157 22,69
Santa Catarina 619.672 1.074.685 1.694.357 24,91

A Agência disponibiliza informações mais detalhadas sobre os acessos relacionados à telefonia fixa na área de Dados do portal da Anatel na internet ou pelo endereço http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Telefonia_Fixa/. No caso das empresas autorizadas, há planilhas consolidadas por empresas, grupo econômico, código nacional (DDD), região, Unidade da Federação e tecnologia.

Para as concessionárias, as planilhas estão consolidadas por acessos em serviço, acesso em serviço fora da área de tarifação básica, telefone popular (Aice – Acesso Individual Classe Especial), acessos individuais em serviço, acessos individuais em serviço residencial e por tipo. Há dados consolidados por empresa, grupo econômico, região, tipo de localidade, Unidade da Federação, município, localidade e tipo de acesso.

As planilhas "Total" podem ser consultadas por meio de tabelas dinâmicas para se obter associação entre as consolidações (empresas por código nacional, empresas por UF, etc). Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 29 de junho de 2015 e podem sofrer alterações.

As concessionárias são empresas que, em suas áreas de concessão, atuam em regime público, remuneradas por tarifas, submetendo-se, entre outras, a obrigações de continuidade e de universalização2, nos termos da legislação (art. 79 e seguintes da Lei 9.472/97).

As concessionárias encerraram maio de 2015 com 26,58 milhões de linhas.

As autorizadas atuam sob regime privado, com liberdade de preços (art. 126 e seguintes da Lei 9.472/97). Elas encerraram maio de 2015 com 18,28 milhões de linhas ativas.

As concessionárias que atuam em localidades diversas de suas áreas de concessão operam em regime privado nessas localidades.

Veja abaixo a evolução das linhas ativas das concessionárias por grupo econômico.

Acessos em serviço (concessionárias)

Grupo

Novembro (2014)

Dezembro 
(2014)

Janeiro
(2015)

Fevereiro (2015)

Março
(2015)

Abril
(2015)

Maio
(2015)

Algar (CTBC Telecom)

713.291

713.865

715.424

716.462

718.621

719.676

722.001

Oi

16.394.457

16.279.255

16.168.013

16.067.254

15.960.289

15.842.668

15.734.037

Prefeitura de Londrina/Copel

169.029

169.014

168.079

168.173

168.711

169.095

169.650

Telefônica

10.100.332

10.030.961

10.010.920

10.005.899

9.978.410

9.970.530

9.952.955

Telmex (Claro/Embratel/Net)

0

1.514

1.522

1.542

1.545

1.545

1.545

Total

27.377.109

27.194.609

27.063.958

26.959.330

26.827.576

26.703.514

26.580.188

A tabela abaixo indica a evolução das linhas ativas das autorizadas por grupo econômico.

Acessos em serviço (autorizadas)

Grupo

Novembro (2014)

Dezembro
(2014)

Janeiro (2015)

Fevereiro (2015)

Março
(2015)

Abril
(2015)

Maio
(2015)

Algar (CTBC Telecom)

200.229

201.587

202.508

204.042

207.134

207.139

210.821

BT

3.872

3.872

3.722

3.812

3.812

3.812

3.902

Cabo

36.383

36.854

36.742

35.670

37.437

38.291

38.187

Oi

149.023

149.700

149.319

151.626

152.548

154.077

155.961

Outras

146.442

153.135

152.707

149.600

154.211

153.556

158.185

Prefeitura de Londrina/Copel

59.439

60.773

61.210

62.747

64.140

65.738

67.000

Telecom Italia (Tim)

406.943

401.658

556.621

555.866

554.690

554.403

553.961

Telefônica

653.538

606.625

564.906

564.780

560.025

540.277

558.620

Telmex (Claro/Embratel/Net)

11.580.036

11.632.038

11.693.705

11.733.937

11.731.085

11.831.754

11.795.052

Vivendi (GVT)

4.540.590

4.561.056

4.596.284

4.627.408

4.669.613

4.703.405

4.739.253

Total

17.776.495

17.807.298

18.017.724

18.089.488

18.134.695

18.252.452

18.280.942

Embora as concessionárias concentrem quase 60% das linhas ativas, a participação das autorizadas vem crescendo, como demonstram as tabelas abaixo.

Participação – Acessos em Serviço (autorizadas x concessionárias)

Outorga

Novembro (2014)

Dezembro
(2014)

Janeiro (2015)

Fevereiro (2015)

Março
(2015)

Abril
(2015)

Maio
(2015)

Autorização

39,37%

39,57%

39,97%

40,16%

40,33%

40,60%

40,75%

Concessão

60,63%

60,43%

60,03%

59,84%

59,67%

59,40%

59,25%

Total

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

Acessos em serviço (autorizadas x concessionarias)

Outorga

Novembro (2014)

Dezembro
(2014)

Janeiro
(2015)

Fevereiro (2015)

Março
(2015)

Abril
(2015)

Maio
(2015)

Autorização

17.776.495

17.807.298

18.017.724

18.089.488

18.134.695

18.252.452

18.280.942

Concessão

27.377.109

27.194.609

27.063.958

26.959.330

26.827.576

26.703.514

26.580.188

Total

45.153.604

45.001.907

45.081.682

45.048.818

44.962.271

44.955.966

44.861.130

A tabela abaixo apresenta a evolução da planta de telefones públicos (TUP, os orelhões), comuns e adaptados, bem como das linhas ativas do telefone popular (Aice).

Quantidade de orelhões e telefone popular

Tipo

Novembro
(2014)

Dezembro (2014)

Janeiro (2015)

Fevereiro (2015)

Março
(2015)

Abril
(2015)

Maio
(2015)

Telefone popular

163.230

159.274

162.514

164.940

167.336

169.442

171.690

Orelhões

869.033

868.954

869.707

869.289

868.511

866.101

865.023

Orelhões adaptados (cadeirantes)

20.631

20.612

20.633

20.593

20.594

20.509

20.461

Orelhões adaptados (auditivo e fala)

5.676

5.675

5.696

5.679

5.681

5.655

5.646

O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.

Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida, na faixa de R$ 15,00.

O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.

1 Desde janeiro de 2015, para o cálculo da densidade dos acessos por 100 habitantes, a Anatel utiliza as seguintes planilhas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

  • Projeção 2013 da População por Sexo e Idade para o Período 2000 - 2030 (Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica)
  • Tabela 6.1 - Domicílios particulares, pessoas e número médio de pessoas, por domicílio e dormitório, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e as Regiões Metropolitanas - 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013)

2 Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso. Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

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