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Em junho, Brasil soma 44,4 milhões de linhas ativas

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Publicado em 23/07/2015 17h05 Atualizado em 17/11/2022 14h18

O Brasil encerrou o mês de junho com 44,4 milhões de linhas de telefonia fixa. A densidade do serviço – número de acessos por grupo de cem habitantes – chegava a 21,73. As concessionárias concentravam 59,55% dos acessos.

A tabela abaixo apresenta o total de acessos e a densidade do serviço por Região e por Unidade da Federação.

RegiõesAcessos em serviço (autorizadas)Acessos em serviço (concessionárias)Acessos em serviço (total)Densidade (acessos/100 habitantes)1
Brasil 17.960.442 26.435.984 44.396.426 21,73
Centro-Oeste 1.402.218 1.834.459 3.236.677 20,99
Distrito Federal 599.565 390.299 989.864 34,07
Goiás 465.144 791.593 1.256.737 19,03
Mato Grosso do Sul 185.104 303.493 488.597 18,44
Mato Grosso 152.405 349.074 501.479 15,38
Nordeste 2.182.726 3.229.604 5.412.330 9,58
Alagoas 132.080 138.617 270.697 8,11
Bahia 640.308 1.029.080 1.669.388 10,99
Ceará 346.981 481.251 828.232 9,3
Maranhão 110.301 260.970 371.271 5,39
Paraíba 168.898 182.197 351.095 8,85
Pernambuco 488.210 666.255 1.154.465 12,36
Piauí 56.729 163.617 220.346 6,88
Rio Grande do Norte 143.263 178.117 321.380 9,34
Sergipe 95.956 129.500 225.456 10,06
Norte 501.684 903.446 1.405.130 8,05
Acre 26.420 61.069 87.489 10,91
Amazonas 191.595 160.295 351.890 8,95
Amapá 15.522 36.538 52.060 6,8
Pará 229.583 301.041 530.624 6,5
Rondônia 12.983 166.647 179.630 10,17
Roraima 7.454 46.179 53.633 10,6
Tocantins 18.127 131.677 149.804 9,9
Sudeste 10.545.249 16.593.887 27.139.136 31,66
Espírito Santo 426.998 382.941 809.939 20,64
Minas Gerais 1.331.879 2.815.299 4.147.178 19,88
Rio de Janeiro 2.216.096 3.289.168 5.505.264 33,26
São Paulo 6.570.276 10.106.479 16.676.755 37,57
Sul 3.328.565 3.874.588 7.203.153 24,65
Paraná 1.525.038 1.442.930 2.967.968 26,59
Rio Grande do Sul 1.179.383 1.362.184 2.541.567 22,59
Santa Catarina 624.144 1.069.474 1.693.618 24,87

A Agência disponibiliza informações mais detalhadas sobre os acessos relacionados à telefonia fixa na área de Dados do portal da Anatel na internet ou pelo endereço http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Telefonia_Fixa/. No caso das empresas autorizadas, há planilhas consolidadas por empresas, grupo econômico, código nacional (DDD), região, Unidade da Federação e tecnologia.

Para as concessionárias, as planilhas estão consolidadas por acessos em serviço, acesso em serviço fora da área de tarifação básica, telefone popular (Aice – Acesso Individual Classe Especial), acessos individuais em serviço, acessos individuais em serviço residencial e por tipo. Há dados consolidados por empresa, grupo econômico, região, tipo de localidade, Unidade da Federação, município, localidade e tipo de acesso.

As planilhas "Total" podem ser consultadas por meio de tabelas dinâmicas para se obter associação entre as consolidações (empresas por código nacional, empresas por UF, etc). Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 23 de julho de 2015 e podem sofrer alterações.

As concessionárias são empresas que, em suas áreas de concessão, atuam em regime público, remuneradas por tarifas, submetendo-se, entre outras, a obrigações de continuidade e de universalização2, nos termos da legislação (art. 79 e seguintes da Lei 9.472/97).

As concessionárias encerraram junho de 2015 com 26,44 milhões de linhas.

As autorizadas atuam sob regime privado, com liberdade de preços (art. 126 e seguintes da Lei 9.472/97). Elas encerraram junho de 2015 com 17,96 milhões de linhas ativas.

As concessionárias que atuam em localidades diversas de suas áreas de concessão operam em regime privado nessas localidades.

Veja abaixo a evolução das linhas ativas das concessionárias por grupo econômico.

Acessos em serviço (concessionárias)
GrupoDezembro (2014)Janeiro (2015)Fevereiro (2015)Março (2015)Abril (2015)Maio (2015)Junho (2015)
Algar (CTBC Telecom) 713.865 715.424 716.462 718.621 719.676 722.001 724.173
Oi 16.279.255 16.168.013 16.067.254 15.960.289 15.842.668 15.734.037 15.613.781
Prefeitura de Londrina/Copel 169.014 168.079 168.173 168.711 169.095 169.650 169.663
Telefônica 10.030.961 10.010.920 10.005.899 9.978.410 9.970.530 9.952.955 9.926.816
Telmex (Claro/Embratel/Net) 1.514 1.522 1.542 1.545 1.545 1.545 1.551
Total 27.194.609 27.063.958 26.959.330 26.827.576 26.703.514 26.580.188 26.435.984

A tabela abaixo indica a evolução das linhas ativas das autorizadas por grupo econômico.

Acessos em serviço (autorizadas)
GrupoDezembro (2014)Janeiro (2015)Fevereiro (2015)Março (2015)Abril (2015)Maio (2015)Junho (2015)
Algar (CTBC Telecom) 201.587 202.508 204.042 207.134 207.139 210.821 212.144
BT 3.872 3.722 3.812 3.812 3.812 3.902 3.902
Cabo 36.854 36.742 35.670 37.437 38.291 38.187 37.964
Oi 149.700 149.319 151.626 152.548 154.077 155.961 156.855
Outras 153.135 152.707 149.600 154.211 153.556 158.185 157.811
Prefeitura de Londrina/Copel 60.773 61.210 62.747 64.140 65.738 67.000 68.249
Telecom Italia (Tim) 401.658 556.621 555.866 554.690 554.403 553.961 556.760
Telefônica 606.625 564.906 564.780 560.025 540.277 558.620 552.919
Telmex (Claro/Embratel/Net) 11.632.038 11.693.705 11.733.937 11.731.085 11.831.754 11.795.052 11.444.164
Vivendi (GVT) 4.561.056 4.596.284 4.627.408 4.669.613 4.703.405 4.739.253 4.769.674
Total 17.807.298 18.017.724 18.089.488 18.134.695 18.252.452 18.280.942 17.960.442

As concessionárias concentrem quase 60% das linhas ativas como demonstram as tabelas abaixo.

Participação – Acessos em Serviço (autorizadas x concessionárias)
OutorgaDezembro (2014)Janeiro (2015)Fevereiro (2015)Março (2015)Abril (2015)Maio (2015)Junho (2015)
Autorização 39,57% 39,97% 40,16% 40,33% 40,60% 40,75% 40,45%
Concessão 60,43% 60,03% 59,84% 59,67% 59,40% 59,25% 59,55%
Total 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%
Acessos em serviço (autorizadas x concessionarias)
OutorgaDezembro (2014)Janeiro (2015)Fevereiro (2015)Março (2015)Abril (2015)Maio (2015)Junho (2015)
Autorização 17.807.298 18.017.724 18.089.488 18.134.695 18.252.452 18.280.942 17.960.442
Concessão 27.194.609 27.063.958 26.959.330 26.827.576 26.703.514 26.580.188 26.435.984
Total 45.001.907 45.081.682 45.048.818 44.962.271 44.955.966 44.861.130 44.396.426

A tabela abaixo apresenta a evolução da planta de telefones públicos (TUP, os orelhões), comuns e adaptados, bem como das linhas ativas do telefone popular (Aice).

Quantidade de orelhões e telefone popular
TipoDezembro (2014)Janeiro (2015)Fevereiro (2015)Março (2015)Abril (2015)Maio (2015)Junho (2015)
Telefone popular 159.274 162.514 164.940 167.336 169.442 171.690 173.911
Orelhões 868.954 869.707 869.289 868.511 866.101 865.023 865.295
Orelhões adaptados (cadeirantes) 20.612 20.633 20.593 20.594 20.509 20.461 20.466
Orelhões adaptados (auditivo e fala) 5.675 5.696 5.679 5.681 5.655 5.646 5.684

O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.

Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida, na faixa de R$ 15,00.

O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.


1 Desde janeiro de 2015, para o cálculo da densidade dos acessos por 100 habitantes, a Anatel utiliza as seguintes planilhas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

  • Projeção 2013 da População por Sexo e Idade para o Período 2000 - 2030 (Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica)
  • Tabela 6.1 - Domicílios particulares, pessoas e número médio de pessoas, por domicílio e dormitório, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e as Regiões Metropolitanas - 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013)

2 Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso. Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

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