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Em julho, Brasil soma 44,47 milhões de linhas ativas

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Publicado em 04/09/2015 18h56 Atualizado em 17/11/2022 14h20

O Brasil encerrou o mês de julho com 44,47 milhões de linhas de telefonia fixa. A densidade do serviço - número de acessos por grupo de cem habitantes - chegava a 21,75. As concessionárias concentravam 59,17% dos acessos.

A tabela abaixo apresenta o total de acessos e a densidade do serviço por Região e por Unidade da Federação. 

Regiões Autorização Concessão Total Densidade por 100 Habitantes
BRASIL 18.157.591 26.317.284 44.474.875 21,75
Centro-Oeste 1.421.814 1.828.764 3.250.578 21,06
Distrito Federal 606.494 387.680 994.174 34,16
Goiás 468.462 788.496 1.256.958 19,01
Mato Grosso do Sul 188.475 302.511 490.986 18,52
Mato Grosso 158.383 350.077 508.460 15,58
Nordeste 2.182.043 3.199.095 5.381.138 9,51
Alagoas 130.924 136.980 267.904 8,02
Bahia 647.971 1.019.818 1.667.789 10,97
Ceará 345.262 477.345 822.607 9,23
Maranhão 107.596 257.937 365.533 5,30
Paraíba 167.320 180.415 347.735 8,76
Pernambuco 491.786 659.244 1.151.030 12,32
Piauí 53.875 162.913 216.788 6,76
Rio Grande do Norte 143.540 176.580 320.120 9,30
Sergipe 93.769 127.863 221.632 9,88
Norte 494.745 900.977 1.395.722 7,99
Acre 27.118 61.149 88.267 10,99
Amazonas 192.140 158.651 350.791 8,91
Amapá 15.531 37.923 53.454 6,97
Pará 219.530 298.441 517.971 6,34
Rondônia 14.353 167.104 181.457 10,26
Roraima 7.537 46.038 53.575 10,57
Tocantins 18.536 131.671 150.207 9,91
Sudeste 10.684.994 16.540.193 27.225.187 31,74
Espírito Santo 430.038 382.396 812.434 20,68
Minas Gerais 1.347.244 2.804.357 4.151.601 19,89
Rio de Janeiro 2.283.785 3.277.440 5.561.225 33,59
São Paulo 6.623.927 10.076.000 16.699.927 37,60
Sul 3.373.995 3.848.255 7.222.250 24,70
Paraná 1.540.172 1.432.878 2.973.050 26,62
Rio Grande do Sul 1.199.662 1.350.541 2.550.203 22,66
Santa Catarina 634.161 1.064.836 1.698.997 24,92

A Agência disponibiliza informações mais detalhadas sobre os acessos relacionados à telefonia fixa na área de Dados do portal da Anatel na internet ou pelo endereço http://ftp.anatel.gov.br/dados/Acessos/Telefonia_Fixa/. No caso das empresas autorizadas, há planilhas consolidadas por empresas, grupo econômico, código nacional (DDD), região, Unidade da Federação e tecnologia.

Para as concessionárias, as planilhas estão consolidadas por acessos em serviço, acesso em serviço fora da área de tarifação básica, telefone popular (Aice - Acesso Individual Classe Especial), acessos individuais em serviço, acessos individuais em serviço residencial e por tipo. Há dados consolidados por empresa, grupo econômico, região, tipo de localidade, Unidade da Federação, município, localidade e tipo de acesso.

As planilhas "Total" podem ser consultadas por meio de tabelas dinâmicas para se obter associação entre as consolidações (empresas por código nacional, empresas por UF, etc). Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 3 de setembro de 2015 e podem sofrer alterações.

As concessionárias são empresas que, em suas áreas de concessão, atuam em regime público, remuneradas por tarifas, submetendo-se, entre outras, a obrigações de continuidade e de universalização2, nos termos da legislação (art. 79 e seguintes da Lei 9.472/97).

As concessionárias encerraram julho de 2015 com 26,31 milhões de linhas.

As autorizadas atuam sob regime privado, com liberdade de preços (art. 126 e seguintes da Lei 9.472/97) e encerraram julho de 2015 com 18,15 milhões de linhas ativas.

As concessionárias que atuam em localidades diversas de suas áreas de concessão operam em regime privado nessas localidades.

Veja abaixo a evolução das linhas ativas das concessionárias por grupo econômico. 

Acessos em serviço (concessionárias)

Grupo Dezembro (2014) Janeiro (2015) Fevereiro (2015) Março (2015) Abril (2015) Maio (2015) Junho (2015) Julho (2015)
Algar (CTBC Telecom) 713.865 715.424 716.462 718.621 719.676 722.001 724.173 727.785
Oi 16.279.255 16.168.013 16.067.254 15.960.289 15.842.668 15.734.037 15.613.781 15.524.616
Prefeitura de Londrina/Copel 169.014 168.079 168.173 168.711 169.095 169.650 169.663 168.243
Telefônica 10.030.961 10.010.920 10.005.899 9.978.410 9.970.530 9.952.955 9.926.816 9.895.086
Telmex (Claro/Embratel/NET) 1.514 1.522 1.542 1.545 1.545 1.545 1.551 1.554
Total 27.194.609 27.063.958 26.959.330 26.827.576 26.703.514 26.580.188 26.435.984 26.317.284

 A tabela abaixo indica a evolução das linhas das autorizadas por grupo econômico. 

Acessos em Serviço (Autorizadas)
Grupo Dezembro (2014) Janeiro (2015) Fevereiro (2015) Março (2015) Abril (2015) Maio (2015) Junho (2015) Julho (2015)
Algar (CTBC Telecom) 201.587 202.508 204.042 207.134 207.139 210.821 212.144 216.621
BT 3.872 3.722 3.812 3.812 3.812 3.902 3.902 3.902
Cabo 36.854 36.742 35.670 37.437 38.291 38.187 37.964 39.764
Oi 149.700 149.319 151.626 152.548 154.077 155.961 156.855 157.789
Outros 153.135 152.707 149.600 154.211 153.556 158.185 157.811 158.029
Prefeitura de Londrina/Copel 60.773 61.210 62.747 64.140 65.738 67.000 68.249 69.539
Telecom Italia (TIM) 401.658 556.621 555.866 554.690 554.403 553.961 556.760 564.725
Telefônica 606.625 564.906 564.780 560.025 540.277 558.620 552.919 549.666
Telmex (Claro/Embratel/Net) 11.632.038 11.693.705 11.733.937 11.731.085 11.831.754 11.795.052 11.444.164 11.589.392
Vivendi (GVT) 4.561.056 4.596.284 4.627.408 4.669.613 4.703.405 4.739.253 4.769.674 4.808.164
Total 17.807.298 18.017.724 18.089.488 18.134.695 18.252.452 18.280.942 17.960.442 18.157.591

As concessionárias concentram quase 60% das linhas ativas, como demonstram as tabelas abaixo. 

Participação - Acessos em Serviço (autorizadas x concessionárias)
Outorga Dezembro (2014) Janeiro (2015) Fevereiro (2015) Março (2015) Abril (2015) Maio (2015) Junho (2015) Julho (2015)
Autorização 17.807.298 18.017.724 18.089.488 18.134.695 18.252.452 18.280.942 17.960.442 18.157.591
Concessão 27.194.609 27.063.958 26.959.330 26.827.576 26.703.514 26.580.188 26.435.984 26.317.284
Total 45.001.907 45.081.682 45.048.818 44.962.271 44.955.966 44.861.130 44.396.426 44.474.875
Acessos em Serviço (autorizadas x concessionárias)
Outorga Dezembro (2014) Janeiro (2015) Fevereiro (2015) Março (2015) Abril (2015) Maio (2015) Junho (2015) Julho (2015)
Autorização 39,57% 39,97% 40,16% 40,33% 40,60% 40,75% 40,45% 40,83%
Concessão 60,43% 60,03% 59,84% 59,67% 59,40% 59,25% 59,55% 59,17%

A tabela abaixo apresenta a evolução da planta de telefones públicos (TUP, os orelhões), comuns e adaptados, bem como das linhas ativas do telefone popular (Aice). 

Quantidade de orelhões e telefone popular
Tipo Dezembro (2014) Janeiro (2015) Fevereiro (2015) Março (2015) Abril (2015) Maio (2015) Junho (2015) Julho (2015)
Telefone popular 159.274 162.514 164.940 167.336 169.442 171.690 173.911 174.127
Orelhões 868.954 869.707 869.289 868.511 866.101 865.023 865.295 865.079
Orelhões adaptados (cadeirantes) 20.612 20.633 20.593 20.594 20.509 20.461 20.466 20.428
Orelhões adaptados (auditivo e fala)  5.675 5.696 5.679 5.681 5.655 5.646 5.684 5.692

O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.

Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida, na faixa de R$ 15,00.

O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.


 1 Desde janeiro de 2015, para o cálculo da densidade dos acessos por 100 habitantes, a Anatel utiliza as seguintes planilhas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

  • Projeção 2013 da População por Sexo e Idade para o Período 2000 - 2030 (Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica)
  • Tabela 6.1 - Domicílios particulares, pessoas e número médio de pessoas, por domicílio e dormitório, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e as Regiões Metropolitanas - 2013 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013)

2 Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso. Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

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