Notícias
CEADI
Conselho Superior do Ceadi debate agenda de 2026 com novas propostas de parcerias e temas estratégicos de pesquisa
O Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) da Anatel reuniu-se nesta terça-feira (09/12) para discutir o planejamento estratégico do think tank para 2026, consolidando avanços em parcerias institucionais e definindo os temas prioritários para estudos, pesquisas e grupos de trabalho no próximo ano.
O encontro foi conduzido pelo conselheiro da Anatel e presidente do Ceadi, Alexandre Freire, que ressaltou a importância de um processo participativo e integrado. “Quando o Conselho se reúne, consolidamos visão, aprofundamos debate e damos solidez ao planejamento”, afirmou ao iniciar os trabalhos. Ele reforçou que o plano continuará em construção. “Ainda há campo para colhermos sugestões e pensarmos conjuntamente sobre elas, para que no início do ano possamos apresentar um projeto mais amadurecido”, declarou.
Entre os pontos centrais da reunião, receberam destaque as parcerias estratégicas em andamento, consideradas fundamentais para a qualificação técnica da Agência e para o fortalecimento do ecossistema de inovação regulatória.
A primeira frente é a parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL), direcionada ao fortalecimento de lideranças regulatórias femininas no setor de comunicações. O programa inclui como proposta uma capacitação de 60 horas, com 60 vagas destinadas a integrantes da associação, promovendo diversidade, formação avançada e integração lusófona.
A segunda iniciativa envolve a cooperação com o centro de ciências comportamentais aplicadas dinamarquês Inudgeyou, que aplicará metodologias comportamentais no apoio à formulação regulatória. A parceria prevê o desenvolvimento do Plano de Conectividade Significativa e Sustentabilidade Socioambiental, a revisão do Regulamento Geral de Acessibilidade e Inclusão Digital e o suporte à implementação da Política de Governança de Inteligência Artificial na Anatel.
Reunião
Durante o encontro, Freire também registrou a participação ativa das conselheiras e conselheiros. “É uma alegria conduzir esta reunião com a presença das conselheiras e dos conselheiros, além dos representantes que nos acompanham”, destacou. O presidente reforçou ainda a abertura para colaborações externas: “Estamos à disposição para receber propostas e projetos, inclusive em cooperação com outras instituições”. Ao encerrar, reafirmou a importância da continuidade dos trabalhos: “Queremos iniciar 2026 com o pé direito e, para isso, contamos com as contribuições de todos”.
Outro eixo central da reunião foi o debate dos temas prioritários que poderão originar pesquisas, estudos exploratórios e grupos de trabalho no escopo do Ceadi. Entre eles estão temas estruturantes como Data Center e Transformação Digital, Segurança Cibernética, Inovação em Telecomunicações e Inteligência Artificial aplicada ao setor.
No campo de Data Center, serão avaliados aspectos como infraestrutura crítica, computação em nuvem, políticas nacionais para centros de dados e consumo de energia associado à modernização digital. Em Segurança Cibernética, o Ceadi trabalhará temas como fraudes em telecomunicações, bloqueio de aplicações ilícitas, resiliência de infraestruturas críticas e aprimoramento do Programa de Segurança da Informação da Anatel.
A agenda de Inovação abrange desde mecanismos para atração de novos agentes da indústria até estudos sobre custos de inovação tecnológica, obsolescência programada, inovação aberta e o papel das telecomunicações em cidades inteligentes. Em Inteligência Artificial (IA), serão explorados impactos da tecnologia na proteção de dados, aplicação de IA no gerenciamento do espectro de radiofrequências e desafios concorrenciais em economias guiadas por algoritmos.
As conselheiras e conselheiros também trouxeram novas sugestões, como a inclusão do tema de comunicações e computação quântica, proposta considerada relevante diante de experiências internacionais emergentes.
A Secretaria do Ceadi enviará aos integrantes do CS-Ceadi um documento executivo com os encaminhamentos e os prazos para contribuições adicionais, garantindo continuidade ao processo de construção coletiva do plano de 2026.
Conselho Superior
O Conselho Superior é formado por 15 membros, sendo sete servidores da Anatel e oito representantes da sociedade civil e da comunidade acadêmica. O Centro está previsto no Regimento Interno da Anatel (Resolução nº 612/2013), e as atribuições do Conselho Superior encontram-se em regimento interno específico (Resolução Interna nº 284/2024). As decisões do colegiado são tomadas por maioria simples. A secretaria executiva do Ceadi está a cargo da Assessoria Técnica (ATC) da Anatel.
O Ceadi é uma entidade dotada de orçamento próprio, presidida por um conselheiro da Agência e coordenada por um Conselho Superior. A participação no CS-Ceadi é totalmente voluntária, não havendo previsão de pagamento de salários, ajudas de custo ou diárias aos seus membros.
O Regimento Interno do Centro estabelece critérios claros para a composição de seu Conselho Superior. Esses critérios enfatizam a importância da equidade de gênero e da interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento. “Essa diversidade é valiosa, pois enriquece o processo decisório com visões complementares. Esse é um dos pilares do Ceadi, na construção de um ecossistema digital e de telecomunicações que seja inclusivo, resiliente e alinhado aos desafios globais do século XXI”, finalizou o presidente do Centro.
Serviço
Conheça a composição do Conselho Superior do Ceadi.
Confira as pautas e atas das reuniões anteriores.