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Claro é a operadora mais acessível de 2019, avalia Anatel

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Publicado em 31/03/2020 17h01 Atualizado em 17/11/2022 14h41

Pelo segundo ano, a Anatel divulga a classificação de acessibilidade das prestadoras de serviços de telecomunicações segundo as ações por elas promovidas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (31/3), o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020, que visa à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. A Claro foi a empresa melhor colocada no Ranking da Acessibilidade .

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade - RGA (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2019. Para a classificação, foram avaliados os indicadores:

  • Acessibilidade na Página da Internet ( API )
  • Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento ( ASA )
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência ( ERA )
  • Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência ( AVI )

As cinco maiores prestadoras – Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM – foram fiscalizadas. A Algar, Prestadora de Pequeno Porte, participou do Ranking de forma voluntária. De acordo com os critérios da Anatel e considerados todos os itens avaliados, a Claro é a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2020. Veja a classificação geral:

Posição no Ranking

Prestadora

1º lugar

Claro

2º lugar

SKY

3º lugar

VIVO

4º lugar

TIM

5º lugar

Oi

6º lugar

Algar

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras melhor avaliadas são as seguintes:

Classificação

API

ASA

ERA

AVI

1º

TIM

SKY

Oi

VIVO

2º

Claro

Claro

VIVO

Claro

3º

VIVO

VIVO

Claro

Oi

4º

SKY

Oi

SKY

TIM

5º

Oi

TIM

TIM

SKY

6º

Algar

Algar

Algar

Algar


Entre as ações que deram a liderança à Claro, estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português - Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).

Com esse resultado, a Claro faz jus ao Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020.

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