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Brasil cancela 154 mil linhas de telefone fixo

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Publicado em 01/01/1970 01h00 Atualizado em 17/11/2022 14h51

O Brasil encerrou o mês de agosto com 42.443.909 linhas de telefonia fixa . Houve redução de 154.516 linhas em comparação ao mês de julho. A densidade1 do serviço – número de acessos por grupo de cem habitantes – foi de 20,59. As concessionárias concentravam 59,20% dos acessos. A tabela abaixo apresenta o total de acessos e a densidade do serviço por Região e por Unidade da Federação.

Acessos em Serviço

Regiões

Autorização

Concessão

Total

Densidade por 100 Habitantes

Brasil

17.316.313

25.127.596

42.443.909

20,59

Centro-Oeste

1.427.456

1.768.240

3.195.696

20,41

DF

616.242

361.143

977.385

32,83

GO

464.986

766.980

1.231.966

18,4

MS

192.649

295.509

488.158

18,2

MT

153.579

344.608

498.187

15,07

Nordeste

2.108.476

2.912.291

5.020.767

8,82

AL

123.572

122.558

246.130

7,33

BA

611.184

944.355

1.555.539

10,18

CE

345.935

427.178

773.113

8,62

MA

104.956

221.587

326.543

4,7

PB

170.197

161.303

331.500

8,29

PE

467.916

604.811

1.072.727

11,4

PI

53.127

160.763

213.890

6,66

RN

135.197

155.015

290.212

8,35

SE

96.392

114.721

211.113

9,32

Norte

469.333

836.981

1.306.314

7,36

AC

27.096

59.783

86.879

10,64

AM

184.697

137.275

321.972

8,05

AP

12.281

31.072

43.353

5,54

PA

203.600

270.968

474.568

5,71

RO

15.455

161.654

177.109

9,91

RR

6.721

46.630

53.351

10,37

TO

19.483

129.599

149.082

9,73

Sudeste

9.897.713

15.982.860

25.880.573

29,97

ES

422.903

350.701

773.604

19,47

MG

1.346.089

2.628.252

3.974.341

18,93

RJ

2.186.368

3.018.295

5.204.663

31,29

SP

5.942.353

9.985.612

15.927.965

35,59

Sul

3.413.335

3.627.224

7.040.559

23,92

PR

1.541.647

1.368.025

2.909.672

25,88

RS

1.194.608

1.259.695

2.454.303

21,75

SC

677.080

999.504

1.676.584

24,26

 As concessionárias fecharam agosto de 2016 com 25.127.596 linhas. As concessionárias são empresas que, em suas áreas de concessão, atuam em regime público, remuneradas por tarifas, submetendo-se, entre outras, a obrigações de continuidade e de universalização2, nos termos da legislação (art. 79 e seguintes da Lei 9.472/97).

As autorizadas atuam sob regime privado, com liberdade de preços (art. 126 e seguintes da Lei 9.472/97) e encerraram agosto de 2016 com 17.316.313 linhas ativas. As concessionárias que atuam em localidades diversas de suas áreas de concessão operam em regime privado nessas localidades.

A tabela abaixo indica a evolução das linhas das concessionárias por grupo econômico.

GRUPO ECONÔMICO

Fevereiro (2016)

Março (2016)

Abril (2016)

Maio (2016)

Junho (2016)

Julho (2016)

Agosto (2016)

ALGAR (CTBC TELECOM)

726.303

728.875

724.688

729.980

729.917

730.197

727.756

OI

14.827.663

14.698.878

14.631.959

14.581.750

14.555.469

14.500.156

14.417.720

PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL

168.836

169.595

170.429

171.401

172.075

173.005

173.824

TELECOM AMERICAS3

1.619

1.619

1.620

1.621

1.639

1.639

1.637

TELEFÔNICA

9.531.540

9.492.233

10.054.501

9.946.150

9.899.414

9.860.665

9.806.659

TOTAL

25.255.961

25.091.200

25.583.197

25.430.902

25.358.514

25.265.662

25.127.596

 Veja a evolução das linhas ativas das autorizadas por grupo econômico:

GRUPO ECONÔMICO

Fevereiro (2016)

Março (2016)

Abril (2016)

Maio (2016)

Junho (2016)

Julho (2016)

Agosto (2016)

ALGAR (CTBC TELECOM)

245.339

246.752

249.807

252.231

254.117

245.281

225.502

BT

4.538

4.538

4.538

4.538

4.538

4.538

4.478

CABO

37.412

37.738

37.588

37.755

37.401

37.534

37.348

OI

155.938

156.943

158.442

156.253

156.813

157.531

157.032

OUTROS

166.857

167.566

167.640

146.359

152.052

152.463

152.568

PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL

76.377

77.425

78.304

80.239

81.734

82.284

84.474

TELECOM AMERICAS3

11.456.590

11.427.778

11.377.687

11.340.733

11.299.639

11.297.390

11.269.570

TELECOM ITALIA

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

TELEFÔNICA

5.368.106

5.386.569

4.779.576

4.783.205

4.777.997

4.746.474

4.776.073

TOTAL

18.120.425

18.114.577

17.462.850

17.410.581

17.373.559

17.332.763

17.316.313

 A tabela a seguir indica a evolução das linhas das autorizadas e concessionárias por grupo econômico.

GRUPO ECONÔMICO

Fevereiro (2016)

Março (2016)

Abril (2016)

Maio (2016)

Junho (2016)

Julho (2016)

Agosto   (2016)

ALGAR (CTBC TELECOM)

971.642

975.627

974.495

982.211

984.034

975.478

953.258

BT

4.538

4.538

4.538

4.538

4.538

4.538

4.478

CABO

37.412

37.738

37.588

37.755

37.401

37.534

37.348

OI

14.983.601

14.855.821

14.790.401

14.738.003

14.712.282

14.657.687

14.574.752

OUTROS

166.857

167.566

167.640

146.359

152.052

152.463

152.568

PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL

245.213

247.020

248.733

251.640

253.809

255.289

258.298

TELECOM AMERICAS3

11.458.209

11.429.397

11.379.307

11.342.354

11.301.278

11.299.029

11.271.207

TELECOM ITALIA

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

609.268

TELEFÔNICA

14.899.646

14.878.802

14.834.077

14.729.355

14.677.411

14.607.139

14.582.732

TOTAL

43.376.386

43.205.777

43.046.047

42.841.483

42.732.073

42.598.425

42.443.909

 As concessionárias concentravam, em agosto, quase 60% das linhas ativas:

OUTORGA

Fevereiro (2016)

Março (2016)

Abril (2016)

Maio (2016)

Junho (2016)

Julho (2016)

Agosto (2016)

Autorização

41,77%

41,93%

40,57%

40,64%

40,66%

40,69%

40,80%

Concessão

58,23%

58,07%

59,43%

59,36%

59,34%

59,31%

59,20%

TOTAL

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

100,00%

 A tabela abaixo apresenta a evolução da planta de telefones públicos (TUP, os orelhões), comuns e adaptados, bem como das linhas ativas do telefone popular (Aice). 

TIPO

Fevereiro (2016)

Março (2016)

Abril (2016)

Maio (2016)

Junho (2016)

Julho (2016)

Agosto (2016)

AICE

178.411

179.522

180.301

170.315

180.956

180.910

180.029

TUP

867.161

857.214

669.584

856.790

861.494

845.505

841.935

TUP Cadeirante

20.217

20.033

11.699

20.002

19.872

19.755

19.654

TUP TTY

5.662

5.581

1.868

5.596

5.563

5.541

5.528

O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (Aice), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.

Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida, na faixa de R$ 15,00.

O telefone popular dá direito a uma franquia mensal de 90 minutos para realizar chamadas locais para outros telefones fixos durante o mês.

A Anatel disponibiliza informações mais detalhadas sobre os acessos relacionados à telefonia fixa na área de Dados do portal. No caso das autorizadas, há planilhas consolidadas por empresas, grupo econômico, código nacional (DDD), região, Unidade da Federação e tecnologia.

Para as concessionárias, as planilhas estão consolidadas por acessos em serviço, acesso em serviço fora da área de tarifação básica, telefone popular (Aice - Acesso Individual Classe Especial), acessos individuais em serviço, acessos individuais em serviço residencial e por tipo. Há dados consolidados por empresa, grupo econômico, região, tipo de localidade, Unidade da Federação, município, localidade e tipo de acesso.

As planilhas "Total" podem ser consultadas por meio de tabelas dinâmicas para se obter associação entre as consolidações (empresas por código nacional, empresas por UF, etc). Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 7 de outubro de 2016 e podem sofrer alterações.

1 Desde janeiro de 2016, para o cálculo da densidade dos acessos por 100 habitantes, a Anatel utiliza as seguintes planilhas fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): - Projeção 2013 da População por Sexo e Idade para o Período 2000 - 2030 (Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica) - Tabela 6.1 - Domicílios particulares, pessoas e número médio de pessoas, por domicílio e dormitório, segundo as Grandes Regiões, as Unidades da Federação e as Regiões Metropolitanas - 2014

2 Obrigações de continuidade são as que objetivam possibilitar aos usuários dos serviços sua fruição de forma ininterrupta, sem paralisações injustificadas, devendo os serviços estar à disposição dos usuários, em condições adequadas de uso. Obrigações de universalização são as que objetivam possibilitar o acesso de qualquer pessoa ou instituição de interesse público a serviço de telecomunicações, independentemente de sua localização e condição socioeconômica, bem como as destinadas a permitir a utilização das telecomunicações em serviços essenciais de interesse público.

3 Desde setembro de 2015, o grupo Telmex (Claro/Embratel/Net) passou a ser Telecom Americas.

Observações:

  • Os dados relativos a abril de 2016 do Grupo Econômico Telefônica, referentes à concessão, estão passando por revisão e serão atualizados em breve. A atualização se faz necessária porque nos valores divulgados pela Agência não foram contabilizados algo em torno de 600 mil acessos em serviço advindos da autorização da extinta GVT;
  • Os dados da prestadora Intelig Telecomunicações Ltda relativos a fevereiro de 2016 foram replicados em março, abril, maio, junho, julho e agosto de 2016, pois a prestadora ainda não encaminhou os dados destes seis últimos meses para a Agência. 
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