Notícias
RADIODIFUSÃO
Assis Chateaubriand (PR) recebe estação transmissora e passa a contar com dois novos canais públicos de TV
A cidade de Assis Chateaubriand (PR) recebeu, nesta quinta-feira (29), a entrega oficial da estação transmissora instalada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e pela Seja Digital. O município é o segundo a ser atendido pelo Programa Brasil Digital entre aqueles atribuídos pelo Ministério das Comunicações (MCom) à Anatel.
A iniciativa representa mais um passo na expansão da comunicação pública no país, em curso desde 2023. Com a ativação da nova estação, entraram no ar dois novos canais: o da Rede Legislativa, que reúne a programação da TV Câmara, da TV Senado, da TV da Assembleia Legislativa do Paraná e da Câmara de Vereadores, e o da Rede Nacional de Comunicação Pública, que transmite a TV Brasil, o Canal Gov, o Canal Educação e o Canal Saúde, além de conteúdos locais.
No caso de Assis Chateaubriand, a implantação marca um momento especial do projeto. É o primeiro município atendido pelo Gired a contar, desde a largada, com parceiros locais nos dois canais. Na Rede Nacional de Comunicação Pública, o parceiro é o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que passa a produzir e veicular conteúdos locais integrados à programação nacional da TV Brasil. Já a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná será a responsável pelo canal da Rede Legislativa.
Para o conselheiro da Anatel Octávio Penna Pieranti, a chegada de dois novos canais públicos de televisão representa um avanço importante para a cidadania e para o desenvolvimento regional. “Mais canais públicos significam mais diversidade, mais pluralismo e mais espaço para a produção local. É a possibilidade de gerar empregos, movimentar o setor audiovisual da região e, sobretudo, permitir que a população se veja representada na tela da televisão brasileira”, avalia o conselheiro.
Por meio do Gired, grupo responsável por coordenar o processo de digitalização da TV no Brasil, e com o apoio da entidade executora Seja Digital, a Anatel deve implantar entre 30 e 40 municípios neste primeiro semestre de 2026. O primeiro deles foi Sapezal (MT), que recebeu a estação em dezembro de 2025. Na ocasião, como ainda não havia parceiros locais, o canal da Rede Nacional de Comunicação Pública entrou no ar apenas com a programação nacional da TV Brasil.
O Programa Brasil Digital é coordenado pelo Ministério das Comunicações e conta, em parte, com a implantação pela Anatel. Em um primeiro edital, mais de 300 municípios foram selecionados, seguido por um segundo chamamento público. Em cada uma dessas localidades, está prevista a instalação de duas estações: uma da Rede Nacional de Comunicação Pública, coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e outra da Rede Legislativa.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Instituto Federal do Paraná, em Assis Chateaubriand, e contou também com a presença do gerente da Anatel no Paraná, Alexandre Ataíde, entre outros servidores e autoridades. A nova estação também amplia o alcance do sinal para municípios vizinhos, beneficiando uma região ainda maior com o acesso aos novos canais públicos.
Saiba mais sobre o Programa Brasil Digital