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Anatel realiza evento sobre redes públicas de TV e Rádio

As redes públicas dão transparência e publicidade das ações de governo, promovem o engajamento do cidadão e fortalecem a democracia, promovendo a cidadania e educação
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Publicado em 09/12/2025 16h17 Atualizado em 09/12/2025 16h47
FOTO EVENTO 8DEZ_1.jpeg

A Anatel realizou nessa segunda-feira, dia 08/12, o evento Diálogos sobre redes públicas de TV e Rádio, pela plataforma Teams. O evento foi promovido pelo conselheiro Octavio Penna Pieranti, contando  com as palestras de Carlos Neiva, supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados,  André Basbaum presidente da Empresa Brasil de Comunicação - EBC e Lídia Neves, gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Carlos Neiva explicou que as redes públicas dão transparência e publicidade das ações do órgão, engaja o cidadão e o traz para perto, fortalece a democracia, promove a cidadania e a educação. Segundo ele, a rede pública legislativa de rádio e tv digital foi criada em 2012 para universalizar o acesso aos sinais das emissoras legislativas. De acordo com o supervisor, a TV conta com 1.620 estações em operação, 70 geradoras, 1.550 retransmissoras, com um alcance de mais de 128 milhões de pessoas, em 2.210 municípios. A rádio conta com 25 estações em operação, com um alcance de 15 milhões de pessoas, em 70 municípios. A rede foi estruturada com base em parcerias com Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais por meio de acordos de cooperação, multiplexação de TV e compartilhamento de rádio.

Carlos informou que segundo a Pnad 2023, o tempo médio de consumo por dia da TV Linear é de 5h e 14 minutos, e do vídeo online é de 2h e 23 min. A TV Aberta é a principal forma de acesso ao conteúdo televisivo, superando com folga a TV Paga e as antenas parabólicas, a TV Aberta alcança 88% dos domicílios brasileiros,  a TV paga alcança 25%, e as parabólicas (TVRO) 21% dos lares. O streaming alcança 42%,  tendo o Youtube a maior audiência  (17%). O rádio mantém sua relevância com alta penetração nos domicílios e tempo de consumo expressivo, chegando  a 70%, principalmente no trânsito e no trabalho.

O servidor da Câmara falou também sobre a TV 3.0. “Temos investido bastante na TV 3.0, será uma comunicação muito mais interativa e com experiência personalizada para o telespectador”, declarou.

Ele falou também sobre o Programa Brasil Digital, pelo qual Câmaras Municipais podem ter uma emissora de TV com transmissores comprados pelo Governo Federal, com entrega de estação de TV instalada e em funcionamento. O programa tem uma estimativa de beneficiar 400 municípios.

Lídia falou sobre a EBC,  empresa pública  criada em 2007 para ampliar o debate público, fomentar e fortalecer a democracia, com uma programação diversa e com foco no cidadão. Ela mencionou todosos principais programas da EBC como por exemplo: a Rádio MEC, que já completou 102 anos e a Rádio Nacional e a Voz do Brasil que já chegam a 90 anos de existência.

De acordo com Lídia, a  TV chega a 113.889.995 pessoas (58,28%), possui 169 emissoras afiliadas e 66 em operação; e o rádio tem 53.318.135 pessoas alcançadas (27,02%), 165 emissoras afiliadas e 47 em operação.

A gerente destacou que a Rede realiza transmissão de grandes eventos do país como: Carnaval, São João, G20 e BRICS, Cúpula do Clima, COP30, Círio de Nazaré, Festivais de Música, especiais regionais e datas comemorativas.

Lídia esclareceu sobre as metas da EBC para até 2027 que são: atingir 33% da população coberta com sinal terrestre de rádio FM, 67% da população com sinal de TV Digital e 33% da população com radiodifusão pública. Algumas das estratégias de expansão são: chegar a todos municípios com mais de 100 mil habitantes; expansão com universidades e institutos federais, prefeituras e governos; o  Programa Brasil Digital; o Digitaliza Brasil; e a Banda estendida de rádio FM.

“A EBC é uma empresa de Estado, do povo, é muito estratégica em termos de soberania do Brasil  e sua posição no mundo. A língua portuguesa é a sexta mais falada no mundo”, disse André Basbaum sobre a relevância da EBC. O presidente da empresa pública destacou a importância do uso do rádio no Rio Grande do Sul durante o período de enchentes ocorrido, no qual houve corte de energia elétrica, sendo o rádio a pilha, a única forma de comunicação para os moradores da região.

Ao final os participantes puderam realizar perguntas aos palestrantes. Um ponto questionado foi sobre a audiência da rede pública, André explicou que está crescendo, principalmente com a faixa estendida, uma expansão do dial de rádio no Brasil para acomodar estações migratórias do AM, com objetivo de criar espaço para rádios AM que migram para o FM, especialmente em grandes centros urbanos, onde o espectro convencional já está saturado, a faixa começou a operar oficialmente em 2021, após o fim da TV analógica, que liberou frequências. Outro ponto perguntado foi sobre os conteúdos da programação diante da pluralidade e diversidade do país, foi explicado que são priorizados conteúdos locais, estaduais e regionais, além de observância da pluralidade política, apartidarismo, e busca de garantir a isonomia.

O conselheiro Octavio destacou ainda que "A Anatel tem sido decisiva para expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública e da Rede Legislativa ao promover a inclusão no plano básico de novos canais e ao apoiar o trabalho do Gired para a instalação das estações, no âmbito do Programa Brasil Digital".

Participantes do evento online sobre redes públicas
Participantes do evento online sobre redes públicas

Acesse abaixo as apresentações da Câmara dos Deputados e da EBC.

Comunicações e Transparência Pública

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