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INCLUSÃO DIGITAL
Anatel lança programa Conectando Saberes 60+ e cria espaço online a organizações voltadas à população 60+
A Anatel está ampliando o espaço em seu portal para a divulgação de informações sobre letramento digital voltadas à população com mais de 60 anos. Entre as iniciativas relacionadas, está futura divulgação dos integrantes da Rede Digital 60+ dentro do Espaço do Consumidor no site da Agência, que trará informações de entidades ligadas ao terceiro setor que desenvolvam ou realizam projetos de capacitação digital para a terceira idade.
Os grupos interessados em se somarem aos esforços da Rede Digital 60+ devem preencher o formulário: Faça parte da nossa Rede 60+, e enviarem informações sobre seus projetos relacionados. Após a verificação dos dados pelos especialistas da Agência, as informações devem ser incluídas no novo espaço.
“Conectando Saberes 60+” – O anúncio da ação foi feito na quarta-feira (26/11), durante o lançamento do projeto Conectando Saberes 60+. Esse projeto coloca a Anatel como agente central na formação de uma rede de saberes. A primeira reunião foi realizada em parceria com o Instituto Gene Conecta, vinculado ao Centro de Inovação de Blumenau. O encontro teve como objetivo fornecer orientações sobre captação de recursos para projetos de letramento digital voltados ao público 60+ às dezenas de entidades participantes.
Segundo a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Irani Cardoso, a inclusão digital da população acima de 60 anos é “um desafio para o Brasil como um todo”. Afinal, “esse grupo cresce rapidamente (com o envelhecimento da população) e enfrenta muitas barreiras para acessar e utilizar tecnologias (digitais)”. Além disso, é o grupo com menos usuários com melhores níveis de conectividade significativa, apenas 8%, segundo a pesquisa TIC Domicílios. Irani Cardoso ressaltou que as ações do projeto “Mundo Digital: Conectando Vidas” surgiram da necessidade de apoiar organizações que atuam diretamente com esse público.
O presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, Udo Schroeder, observou que há escassez de projetos adequados aos recursos disponíveis. Em sua opinião, a maioria das instituições espera o lançamento dos editais para, só então, “correr atrás de projetos”. A orientação da Gene é inverter esse processo: preparar o projeto e garantir a documentação básica antes da abertura dos editais, realizando as adaptações necessárias quando a seleção for lançada. Segundo ele, muitos recursos de fomento deixam de ser utilizados por falta de projetos adequados.
Durante o encontro, especialistas do Instituto Gene mapearam as principais agências de fomento, analisaram editais de inovação social lançados em 2025 e detalharam orientações para planos de trabalho para a elaboração de propostas competitivas. Também foram abordados itens que podem ou não ser financiados.
O Instituto Gene apresentou ainda uma lista de boas práticas para instituições interessadas em editais de fomento voltados à população 60+, entre elas: inscrição antecipada em conselhos municipais (Criança e Adolescente, Idoso, Assistência Social, entre outros); currículo Lattes das equipes atualizados e sincronizados com o registro Orcid, importante para as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs); cadastro em plataformas como Sigfapesc, Sigef, Salic, Prosas; preparação prévia dos indicadores de desempenho dos projetos em execução; elaboração antecipada de um escopo abrangente e bem definido do projeto; e organização prévia da documentação que comprove a experiência e o portfólio da equipe.
Novos encontros do projeto Conectando Saberes 60+ ocorrerão ao longo do ano que vem.