Notícias
COMBATE À PIRATARIA
Anatel e Ancine unem forças para combater pirataria digital em painel na Expocine 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Superintendência de Fiscalização (SFI), marcou presença na Expocine, maior evento do mercado audiovisual da América Latina. A Agência participou do painel "Cortando o Sinal: a guerra silenciosa contra a pirataria digital", em 02 de outubro.
O debate reuniu especialistas do setor público e privado, como o presidente da Ancine, Alex Braga, o secretário de Regulação da Ancine, Leandro Mendes, a representante da Motion Picture Association (MPA), Andressa Pappas, e representante da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas (AEXIB), Jack Silva.
O objetivo do painel foi discutir como a colaboração estratégica entre Anatel, Ancine e o setor privado está criando uma frente de proteção ao audiovisual, utilizando ferramentas como inteligência de dados e bloqueios para combater o acesso ilegal a filmes, séries e eventos.
Em sua apresentação, a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles, detalhou as ações firmes da Anatel no combate à pirataria, com foco especial nas TV Boxes não homologadas. O tema central foi a necessidade de o mercado e o público entenderem os riscos inerentes a esses equipamentos.
Gesiléa reforçou que dispositivos clandestinos não apenas prejudicam a indústria legal, mas, principalmente, colocam em risco a segurança cibernética dos consumidores, transformando-se em uma cilada para a população, por serem vetores de vulnerabilidades e crimes.
A superintendente ressaltou que, para enfrentar essa ameaça complexa, a solução passa, necessariamente, pela cooperação institucional. "Precisamos de uma coordenação cada vez mais estratégica entre Anatel e Ancine, além de um engajamento total do setor privado. Somente unindo forças, conseguiremos proteger o consumidor, garantir a qualidade dos serviços e preservar o ecossistema legal do audiovisual."