Notícias
COP30 - TELECOMUNICAÇÕES
Anatel avança nos preparativos de conectividade para a COP30 em Belém
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações (MCom) e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) realizaram a segunda visita técnica em Belém (PA), como parte dos preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025.
A agenda da primeira semana de setembro incluiu reuniões com operadoras e órgãos de segurança pública, além de inspeções em locais estratégicos, como o Parque da Cidade, a Vila dos Líderes, o Porto Futuro II e a Ilha do Combu. As equipes discutiram o fornecimento de energia e a logística para a instalação de mais de 90 novos sites de telecomunicações, em um esforço conjunto para garantir um legado robusto de conectividade para Belém.
As equipes da Anatel participaram ativamente das atividades por meio da Gerência Regional da Anatel nos estados do Pará, Maranhão e Amapá (GR10) e da Superintendência de Controle de Obrigações (SCO). A atuação regional é considerada essencial para assegurar que as soluções implantadas atendam às necessidades locais e estejam alinhadas às diretrizes nacionais de qualidade e segurança.
Segundo os organizadores, o objetivo é não apenas garantir a infraestrutura necessária para o evento, mas também gerar benefícios permanentes para os cidadãos, ampliando a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações em áreas estratégicas.
"Estamos estruturando um plano de conectividade que combina segurança, resiliência e inclusão digital. O trabalho conjunto entre governo, agências reguladoras e setor privado é fundamental para que a COP30 seja um marco não apenas ambiental, mas também de inovação tecnológica e social.", declarou Humberto Pontes, coordenador na Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Anatel ao reforçar a estratégia de atuação.
Para o gerente regional da Anatel no Pará, engenheiro Carnot Braun, o projeto vai além do evento. "Este trabalho conjunto de preparação para a COP30 não apenas atende às necessidades imediatas do evento, mas também deixa um legado de conectividade para Belém e sua região metropolitana, beneficiando diretamente a população local", destacou.
"Nosso papel é assegurar que a infraestrutura de telecomunicações para a COP30 seja não apenas ampla, mas também resiliente e segura. Este planejamento detalhado nos permite monitorar proativamente a qualidade das redes, garantindo um ambiente de conectividade robusto para um evento de visibilidade global", destacou a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles, ao ressaltar a importância do planejamento.
A superintendente de Controle de Obrigações, Suzana Rodrigues, ressaltou a importância da atuação da Anatel em eventos dessa natureza para assegurar a resiliência das redes e a continuidade da qualidade dos serviços de telecomunicações oferecidos à população e aos visitantes. Destacou, ainda, que essa atuação é especialmente relevante em áreas estratégicas, onde se prevê elevada concentração de pessoas.
Belém se prepara para sediar a COP30 com uma rede de telecomunicações capaz de suportar o aumento de tráfego e as demandas de comunicação que o evento internacional trará, deixando também benefícios permanentes para a população local.