Notícias
Inovação
Anatel avança em inovação com a criação do Nudge.lab e nomeação de especialistas
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu mais um passo importante em direção à inovação e à excelência institucional com a criação do Grupo de Pesquisa em Ciências Comportamentais (Nudge.lab), no âmbito do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi).
A iniciativa, formalizada pela Portaria nº 2.832/2024, tem como objetivo principal assessorar o Conselho Superior do Ceadi em temas relacionados às ciências comportamentais aplicadas ao ecossistema digital, além de promover a reflexão, recomendar melhores práticas e estimular a produção de conhecimento sobre o tema. O Nudge.lab se reunirá preferencialmente a cada dois meses e terá vigência inicial de dois anos, podendo esse período ser prorrogado.
“O avanço das tecnologias digitais transforma rapidamente a sociedade, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores comportamentais que influenciam a adoção e o uso dessas tecnologias. O Nudge.lab pretende integrar conhecimentos dessa área para formular políticas e práticas que promovam um uso responsável e sustentável das inovações tecnológicas”, destacou o conselheiro Alexandre Freire, presidente do Ceadi.
Atuação
O Nudge.lab foi concebido para fortalecer a atuação da Anatel em questões estratégicas, como a internalização de padrões internacionais e regionais, e a promoção de um ambiente institucional sustentável e responsável. Essa iniciativa tem como objetivo garantir que as políticas de comunicação digital e inovação tecnológica estejam baseadas em uma compreensão robusta do comportamento humano.
O trabalho do Nudge.lab inclui a elaboração de relatórios detalhados sobre o impacto das inovações tecnológicas no comportamento dos usuários, a criação de diretrizes políticas para promover práticas digitais seguras e responsáveis e o desenvolvimento de ferramentas baseadas em insights comportamentais que melhorem a interação entre humanos e computadores, facilitando um uso mais intuitivo e seguro das tecnologias digitais.
Composição
A composição do Nudge.lab foi definida pela Portaria de Pessoal nº 844, de 25 de agosto de 2025, que nomeou integrantes para o grupo, incluindo o presidente do Ceadi, Alexandre Reis Siqueira Freire, tendo em vista a atuação destacada deste conselheiro em temas ligados à inovação dentro da Agência.
Os demais servidores são os seguintes: João Marcelo Azevedo Marques Mello da Silva (Secretário Executivo), Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia, Leonardo Albuquerque Marques, Egon Cervieri Guterres, Isadora Moreira Firmino, Marcelo Augusto Scacabarozi e Vinicius Teixeira Dornas.
Os nomeados para integrar o grupo são especialistas que já atuam como pesquisadores e lidam com a temática da economia comportamental no dia a dia da Agência, em suas repartições ou superintendências. Eles também participaram de projetos de desenvolvimento de lideranças do Ceadi, sendo bastante experientes no assunto. Vale ainda ressaltar que parte dos componentes do grupo de pesquisa participaram, recentemente, de um treinamento específico em temas comportamentais na Universidade de Harvard (EUA).
Compromisso institucional
Na opinião do conselheiro Alexandre Freire, a iniciativa representa um marco para a Anatel. “A criação do Nudge.lab é um passo fundamental para aproximar a Agência das melhores práticas internacionais em ciências comportamentais, promovendo decisões mais informadas e políticas públicas inovadoras para o setor de comunicações digitais”, enfatizou o presidente do Ceadi.
E concluiu o conselheiro Alexandre: “Com essa iniciativa, a Anatel reforça o compromisso institucional com a modernização das políticas públicas e a adoção de práticas baseadas em evidências, consolidando o papel do Ceadi como protagonista na promoção de avanços institucionais e tecnológicos no setor de comunicações digitais”.