Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Anatel apresenta projetos inovadores em evento global de comunicações críticas
Delegação brasileira, na Bélgica / FOTO: Divulgação/MCom
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participa nesta semana, de 17 a 19 de junho, da Critical Communications World 2025 (CCW 2025), um dos principais eventos globais sobre redes críticas de comunicação, realizado em Bruxelas, na Bélgica.
A delegação da Anatel é composta por Victor Muniz Estevam Dias, da Assessoria Internacional (AIN); Marcos Vieira Baeta Neves, da Gerência de Certificação e Numeração (ORCN); Clarissa Marie Ito e Alice Pinheiro Albuquerque, do Gabinete do Conselheiro Vicente Aquino; e Patricia Leal Coutinho, da Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade (COQL).
Durante o evento, a Anatel realiza apresentações sobre duas iniciativas estratégicas: o Defesa Civil Alerta e a Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal (RPC-APF), com destaque para a solução desenvolvida pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). A plataforma de missão crítica MCPTX, integrada às redes legadas de radiocomunicação das principais agências de Defesa e Segurança Pública do Governo Federal, será apresentada como exemplo de projeto inovador na área de comunicações críticas.
A Anatel também integra o Global Village, espaço dedicado às delegações internacionais, onde compõe o estande brasileiro ao lado de outros órgãos federais, como o Ministério das Comunicações, Telebras, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O evento, promovido pela The Critical Communications Association (TCCA), reúne autoridades, reguladores, especialistas e empresas para discutir soluções que garantam comunicações seguras e ininterruptas, essenciais em situações emergenciais. A presença da Agência contribui para o acompanhamento das tendências tecnológicas e para o fortalecimento da governança pública em redes críticas de comunicação.