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Agência registra menor número de reclamações por semestre desde 2015

Redução em relação ao período anterior foi puxada pela queda de reclamações na banda larga fixa
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Publicado em 26/07/2021 15h27 Atualizado em 17/11/2022 14h34
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Entre janeiro e junho de 2021, os consumidores de telecomunicações registraram na Anatel 1,22 milhão de reclamações contra as prestadoras. O número é 15% inferior ao do período anterior – julho a dezembro de 2020 – resultando no semestre com o menor volume de reclamações desde 2015.

Com 56 mil reclamações a menos que no semestre de 2020, a banda larga fixa liderou o movimento de queda. Foram registradas 314 mil reclamações no primeiro semestre de 2021, contra 370 mil no segundo semestre de 2020 (queda de 15%) e 394 mil no primeiro semestre daquele ano (queda de 20%). O volume atual de reclamações, contudo, ainda é superior ao aferido nos períodos anteriores à pandemia: 299 mil no primeiro semestre de 2019 e 282 mil no segundo.

A Claro foi a prestadora que apresentou maior redução no volume de reclamações sobre banda larga fixa na primeira metade de 2021, mas também tinha sido a prestadora com maior aumento em 2020. É, também, a que ainda apresenta maiores aumentos na comparação com níveis anteriores à pandemia.

Ponderando-se as reclamações pela base de consumidores das prestadoras, o Índice de Reclamações (reclamações/1.000 acessos em serviço/mês) caiu de 0,85 para 0,70 entre o 2º semestre de 2020 e o 1º semestre de 2021.

Com os números deste semestre, é retomada uma tendência de queda no volume de reclamações que vinha ocorrendo desde 2015 – ano em que os consumidores registraram o volume recorde de quatro milhões de reclamações –, interrompida em 2020 em razão das mudanças de hábitos de consumo associadas à pandemia da Covid-19.

A banda larga vem se consolidando como o serviço proporcionalmente mais reclamado na Anatel: desde o 1º semestre de 2019 o Índice de Reclamações (IR) desse serviço superou o da TV por Assinatura, que até então ocupava essa posição. No 1º semestre de 2021, o IR da banda larga foi de 1,44 reclamações/1.000 acessos/mês.

Em todos os demais serviços se verificou queda no volume de reclamações. Contra a telefonia celular pós-paga, foram registradas 418 mil reclamações, com queda de 15% em relação ao semestre anterior; na pré-paga, foram 166 mil reclamações (queda de 21%); na telefonia fixa, foram 227 mil reclamações (queda de 12%); e na TV por Assinatura, 92 mil reclamações (queda de 28%).

 Reclamações registradas por consumidores na Anatel

SERVIÇO

1S 2019

2S 2019

1S 2020

2S 2020

1S 2021

Banda larga fixa

Volume

298.825

281.855

393.910

370.165

314.235

Índice*

2,02

1,95

1,99

1,76

1,44

Celular pós-pago

Volume

532.886

510.647

497.174

467.519

418.396

Índice

0,87

0,80

0,97

0,89

0,74

Celular pré-pago

Volume

187.417

189.879

227.880

210.699

165.693

Índice

0,25

0,26

0,33

0,31

0,24

Telefonia fixa

Volume

329.300

265.847

241.039

258.771

226.659

Índice

1,51

1,30

1,25

1,42

1,30

TV por assinatura

Volume

195.383

171.173

153.816

128.361

91.966

Índice

1,94

1,80

1,57

1,45

1,09

Outros **

Volume

8.743

6.803

7.216

6.645

5.736

TOTAL

Volume

1.552.554

1.426.204

1.521.035

1.442.160

1.222.685

Índice

0,85

0,79

0,90

0,85

0,70

Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor - SRC - Anatel. Acesso em: 22/07/2021.


Para saber mais, confira o Relatório Semestral de Reclamações 1º/2021.


* Índice de Reclamações (IR) Médio, que avalia o número de reclamações mensais por mil acessos, resultado da comparação de todas as reclamações e todos os acessos do período.

** A classificação “Outros” é utilizada quando a reclamação do consumidor não se refere à prestação de determinado serviço de telecomunicações. A maioria dessas reclamações trata da atuação da Anatel e dos canais de relacionamento com os consumidores e a elas não se aplica o Índice de Reclamações.

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