Notícias
ESPORTE
Ministra Macaé Evaristo participa de abertura oficial dos Jogos da Juventude 2025
(Foto: Duda Rodrigues)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou nesta quarta-feira (10) da cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2025. Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o evento é considerado a maior competição juvenil do país, reunindo cerca de 4.700 atletas de até 17 anos. Muitos deles são beneficiários do programa Bolsa Atleta, do governo federal.
Em seu discurso, a ministra destacou a relevância dos jogos estudantis na formação esportiva e cidadã da juventude brasileira.
“Esse momento é muito importante para o esporte brasileiro e tem um significado muito grande. Eu não sou do esporte, mas eu sou professora, e sou professora de rede pública. Sei o significado do esporte escolar e dos jogos estudantis, porque é a partir desses jogos estudantis que muitos de vocês chegam até aqui”, defendeu.
Ela também prestou homenagem a educadores e jovens que contribuem para a democratização do esporte em todas as regiões do país, incluindo áreas mais distantes. “Eu queria prestar uma homenagem a todos os educadores e atletas que se dedicam a democratizar o esporte no nosso país, fazendo com que essas modalidades possam chegar nos mais de 5 mil municípios brasileiros”.
Macaé ressaltou ainda a importância de preservar e difundir os valores olímpicos. “A gente só tem excelência, amizade e respeito se acredita na dignidade humana. E para acreditar nela, é preciso enxergar a dignidade em cada pessoa, independentemente da origem, da cultura ou da cor da pele”, afirmou.
Incentivo
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 acontecem até 25 de setembro e são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.
A edição conta com número recorde de participantes e a realização de 20 modalidades esportivas, consolidando-se como uma das principais portas de entrada para jovens talentos no esporte olímpico.
O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, agradeceu o apoio do governo federal à competição e desejou boas-vindas aos atletas. A cerimônia também contou com a presença de autoridades do Executivo federal e distrital, como a vice-governadora do DF, Celina Leão, além de jovens atletas de todo o país.
Leia mais:
Em reunião da ONU em Genebra, MDHC apresenta avanços em justiça de transição e direitos humanos
Texto: R.M.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.