Notícias

Tecnologia e inovação: Guia mostra como municípios podem fazer parte do Programa Espaço 4.0

O Guia Espaço 4.0 foi lançado nesta sexta-feira (31), pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A publicação é voltada, principalmente, para gestores públicos e traz informações detalhadas sobre o programa, como metodologia, objetivos, benefícios e estratégias para mobilização da juventude local.

De acordo com o material, no Brasil há 51,1 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos (dados do Censo Demográfico de 2010). Alguns dos cenários que mais preocupam esse público são o desemprego, a evasão escolar, a chamada geração nem-nem (que nem estuda, nem trabalha) e a vulnerabilidade juvenil.

Nesse sentido, o Espaço 4.0, pensado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), busca promover a inclusão digital, a criatividade e a capacitação profissional, levando em conta as competências exigidas pela Quarta Revolução Industrial.

Por meio da iniciativa, serão equipadas estruturas subutilizadas no município. Os locais receberão impressoras 3D, computadores, tablets, smart TVs, furadeiras e parafusadeiras, kit de ferramentas manuais, kit para reparo de celular, notebook e tablet, plotter cortadora e gravadora a laser e máquina fresadora.

Caso não haja nenhum espaço disponível, poderão ser instalados contêineres com isolamento térmico, ar-condicionado e acessibilidade. Nesta modalidade, o projeto pode ser realizado com emendas parlamentares de até R$ 300 mil reais. Caso a prefeitura opte pelo kit de equipagem sem o contêiner, o custo para implementação é de R$ 200 mil.

"A ideia é proporcionar todos os meios necessários para que o jovem se capacite e também crie soluções para a sua comunidade", comenta a titular da Pasta da Juventude, Jayana Nicaretta. Além da estrutura e equipagem, a SNJ promoverá a capacitação de servidores para a coordenação local do programa.

Acesse o e-book Espaço 4.0

Para dúvidas e mais informações:
juventude@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro