Notícias
Pais fazem denúncias de violações de Direitos Humanos em cruzeiros marítimos
O combate às violações de Direitos Humanos em cruzeiros marítimos motivou uma reunião da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com pais que denunciam essas situações vividas por seus filhos. Nesta terça-feira (8), em Brasília (DF), Rosário conversou com Rosângela Bandeira e Alexandre Frasson, que foram acompanhados pela assessoria do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT-RS).
A filha de Rosângela, Camilla Peixoto, era bartender em um navio de uma empresa de cruzeiros marítimos, quando morreu em 2010 a bordo da embarcação. A mãe denuncia que ela teria sido assassinada por um rapaz, que seria seu namorado e estaria envolvido com tráfico de drogas. Já Bruna Frasson , filha de Alexandre, recentemente foi condenada na Espanha a seis anos e um dia de prisão por tráfico internacional de drogas. Porém, ela alega inocência, afirmando que os entorpecentes teriam sido introduzidos pelo namorado nas suas bagagens sem o seu conhecimento.
Além disso, parentes e ex-trabalhadores desses cruzeiros relatam situações análogas à escravidão, com jornadas exaustivas, assédio moral e sexual, entre outras violações de Direitos Humanos. As condições de alimentação e de assistência médica também são precárias, de acordo com as denúncias.
A ministra Maria do Rosário propôs a articulação de um grupo interministerial para tratar do problema. Enquanto isso, ela já determinou que o tema seja encaminhado à Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), órgão que faz parte da estrutura da SDH/PR. “Trouxeram denúncias sobre cruzeiros que agenciam pessoas e as submete a explorações terríveis em navios”, disse a ministra ao final da reunião.
Rosário disse que também é importante “reforçar a legislação”, com leis que regulamentem o setor. Inclusive, ontem (7) a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal realizou audiência pública, com a presença de pais, parentes, ex-tripulantes e representantes de ministérios das Relações Exteriores, Trabalho e Emprego e SDH/PR.
Assessoria de Comunicação Social