Notícias
13/06 - Ministra Eleonora Menicucci defende fórum permanente de sustentabilidade na Comissão Nacional da Rio+20
Publicado em
13/06/2012 19h19
Atualizado em
15/06/2012 19h40
Posição recebeu apoio do Ministério do Meio Ambiente e do movimento de mulheres e feministas
Durante a 6ª reunião da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, na terça-feira (12/06), no Rio de Janeiro, a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), defendeu um fórum permanente de sustentabilidade. A mesa foi presidida pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo - que será negociador-chefe do Brasil na cúpula - e contou ainda com a participação das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da Cultura, Ana de Hollanda, e dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.
“Eu, que estive no Planeta Fêmea, na Rio92, vejo que hoje, na Rio+20, não ficamos só no discurso. Avançamos no paradigma do desenvolvimento, conseguindo colocar as questões da sustentabilidade com gênero e raça”, ressaltou Eleonora Menicucci. Ela alertou, no entanto, que é importante tomar cuidado e combater, em todos os grandes eventos, o turismo sexual e o tráfico de mulheres e meninas. “Neste sentido, quero agradecer a participação das Forças Armadas. Também quero expressar meu reconhecimento ao ex-presidente Lula por ter apostado na Rio+20”.
A defesa feita pela ministra da SPM recebeu o apoio da colega Izabella Teixeira: "Estávamos maquinando aqui os próximos passos, eu e a ministra Eleonora, e pensamos em ter um fórum permanente de debate sobre a sustentabilidade com a sociedade". Sobre a Rio+20, a ministra do Meio Ambiente afirmou que foi a primeira vez em que um país em desenvolvimento propôs sediar uma conferência como esta, e foi aceito.
Pela sociedade civil, a secretaria de Mulheres da Confederação de Trabalhadores da Agricultura (Contag) e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Carmen Foro, a continuidade dos debates sobre sustentabilidade também foi defendida. "Os outros países vão embora, nós ficamos aqui. O que nós precisamos é ter um organismo permanente de debate", considerou.
Já a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, enfatizou que o fato de a Rio+20 não ser apenas de países em desenvolvimento - mas de todos os países - “faz com que aqui possamos apresentar objetivos globais”.
De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, é importante que todos tenham a consciência que “o desenvolvimento sustentável não se sustenta sem o pé de uma democracia participativa”. Para o ministro, é preciso radicalizar no processo participativo.
Na condução da mesa, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo ressaltou que “pela primeira vez nestas conferências, constará do texto a questão do racismo”. Já a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lembrou que “um dos grandes desafios é superar a dicotomia entre pauta social e pauta ambiental. Aliás, se a pauta ambiental não for induzida, ela não tende a ser inclusiva”.
SPM na Rio+20 - Em diferentes fóruns nacionais e internacionais, a SPM está empenhada em incluir a dimensão da autonomia das mulheres e da igualdade de gênero nos debates e documentos oficiais da Rio+20.
A Rio +20 será realizada até o dia 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e marca os 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). A expectativa é que a nova conferência contribua para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR