Notícias
REM aprova eixos de trabalho para 2011 e 2012
O objetivo é implementar ações regionais que fortaleçam a perspectiva de gênero no Mercosul
A Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM) aprovou seus eixos de trabalho para o período 2011-2012, durante a sua XXIV reunião no Rio de Janeiro, nos dias primeiro e dois de dezembro de 2010. O trabalho foi precedido das reuniões da Mesa Técnica de Violência de Gênero e, pela primeira vez, da Mesa Técnica de Gênero, Trabalho e Integração Econômica.
Entre os eixos de trabalho aprovados pela XXIV REM para o período 2011-2012, está uma proposta de parágrafo a ser incluído no Comunicado Conjunto da Cúpula de Presidentes do Mercosul. Foi elaborada uma Proposta de Recomendação a ser levada ao CMC, com vistas a garantir a paridade de gênero no Parlamento do Mercosul, decidiu prosseguir entendimentos com vistas ao estabelecimento de uma secretaria para a REM na estrutura do Mercosul e ouviu o relatório de execução do Projeto “Fortalecimento da Institucionalidade e da Perspectiva de Gênero no Mercosul”.
O Projeto foi aprovado no âmbito do Memorando de Entendimento de 20 de junho de 2008, entre o Grupo Mercado Comum (GMC) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), tendo como objetivo implementar ações regionais que fortaleçam a perspectiva de gênero no Mercosul e favorecer a democratização do processo de integração regional.
No que diz respeito ao eixo de Fortalecimento da REM, foi instalada uma Unidade de Gestão em Montevidéu e contratadas Assistentes Nacionais nos quatro países membros; está sendo desenvolvida uma consultoria de comunicação para desenhar a identidade visual da REM (página web, boletim, logo) e estão sendo ministrados cursos de sensibilização em matéria de igualdade de gênero aos integrantes das Chancelarias dos países membros.
No âmbito do segundo eixo, que prevê a criação de um Sistema de Informação sobre Violência Doméstica e no que se refere à proposta de Protocolo Regional de Atenção às Mulheres em Situação de Tráfico de Pessoas com Fins de Exploração Sexual Comercial, prevista no eixo 4, foram contratadas consultorias regionais especializadas e estão previstas contratações de consultorias nacionais, para elaborarem diagnósticos nacionais, que servirão de subsídio às consultoras regionais.
Para mais informações, acesse a Ata da XXIV REM