Notícias
MEMÓRIA E VERDADE
No Pará, MDHC defende atuação local para promoção da memória e da verdade sobre a ditadura militar
(Foto: Divulgação)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio de sua Assessoria Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade (ADMV), marcou presença em eventos no Pará, na última semana, com o objetivo de promover debates sobre memória e verdade relacionados à ditadura militar. As agendas tiveram como objetivo fortalecer a articulação federativa, alinhar iniciativas locais ao projeto “Lugares pela Memória” e ampliar a cooperação técnica para mapear e valorizar esses espaços.
Para Paula Franco, coordenadora-geral de Políticas de Memória e Verdade do MDHC, a atuação da pasta no estado visa compreender as diferentes realidades da ditadura no Brasil. “A ditadura teve diferentes impactos em cada região. Estar em Belém é essencial para construirmos uma memória mais ampla e diversa, que permita que a população se reconheça nela, e que não fique restrita ao eixo Rio-São Paulo, como ainda ocorre”, afirmou.
“Sair de Brasília e entender como a ditadura funcionou em cada local é fundamental, assim como conhecer as demandas específicas de memória de cada território”, concluiu.
Roda de conversa
A presença do MDHC em Belém (PA) incluiu a roda de conversa “Lugares de Memória à luz do Golpe Militar de 1964 em Belém do Pará”, promovida pela Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEIRDH-PA). O evento reuniu representantes do governo federal, movimentos sociais e ex-presos políticos para reforçar a importância da memória, verdade e reparação das violações de direitos humanos ocorridas na capital paraense durante o regime militar.
A programação em Belém também incluiu tratativas sobre o processo estadual de instalação de placas de sinalização em locais que foram palco de graves violações de direitos humanos, como antigos espaços de repressão política. A atuação do MDHC visa fortalecer a articulação federativa, alinhar iniciativas locais ao projeto “Lugares pela Memória” e ampliar a cooperação técnica para mapear e valorizar esses espaços.
Na capital paraense, o MDHC ainda acompanhou a exposição “Charges do Resistência”, composta por caricaturas do Jornal Resistência, que integra o Programa Cidadania, Memória, Justiça e Direitos Humanos e apresenta a história da ditadura militar na Amazônia.
Seminário
Ainda no Pará, o MDHC participou do seminário “Casa Azul - Um lugar de memória para o Brasil”, que abordou reflexões sobre memória, verdade e justiça diante das violações de direitos humanos na ditadura militar, com foco na Casa Azul, em Marabá (PA). O local foi cenário de prisões ilegais, tortura e desaparecimentos durante a Guerrilha do Araguaia (1972-1974).
O seminário foi organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com o MDHC, a SEIRDH-PA e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Leia também:
Texto: R.M.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.