Notícias
AQUI É BRASIL
Governo do Brasil recebeu 81 repatriados dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte nessa quarta-feira (19)
(Foto: João Macedo/MDHC)
O Governo do Brasil realizou, nessa quarta-feira (19), mais uma ação de acolhimento a 81 brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O voo procedente dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), às 21h30. A operação de deportação é conduzida pelo governo norte-americano, e, no Brasil, a ação de acolhida é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com outros ministérios e diversos órgãos federais, no âmbito do programa “Aqui é Brasil”.
O acolhimento contou com a nova metodologia, com as etapas de recepção e atendimento realizadas diretamente em um hotel, onde foi montada uma estrutura especial para atender as demandas imediatas dos repatriados. No local, foram disponibilizados serviços como atendimento médico, psicológico e psicossocial, além de alimentação, kits de higiene e apoio para o deslocamento terrestre até as cidades de origem.
“A operação ocorreu de forma tranquila e todos os 81 passageiros foram acolhidos pela nossa rede de atendimento aos repatriados. Além de toda a nossa equipe de atendimento, contamos com a Vara da Infância e com a Defensoria Pública da União que nos ajudou no acompanhamento de um adolescente, com o devido encaminhamento para a família. As pessoas foram recebidas num hotel e depois seguem para suas cidades”, contou o coordenador de projeto da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do MDHC, Carlos Ricardo, porta-voz da operação.
Perfil
A maioria dos repatriados tem entre 30 e 49 anos. Do total das 81 pessoas, 68 são homens e 13 são mulheres. Entre os repatriados, 68 são homens desacompanhados, 10 são mulheres desacompanhadas, dois integrantes de família e uma mulher com caso médico.
Ação interministerial
Coordenado pelo MDHC, o programa “Aqui é Brasil” reúne esforços dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Saúde (MS) e Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de contar com o apoio de governos estaduais, da Polícia Federal (PF), da Defensoria Pública da União (DPU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A atuação conjunta busca oferecer não apenas assistência emergencial, mas também acompanhamento contínuo, assegurando a proteção da dignidade e dos direitos humanos das pessoas repatriadas.
Desde fevereiro deste ano, o programa já realizou 32 operações, garantindo o retorno seguro de mais de 2,6 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, em sua maioria vindos dos Estados Unidos. As ações ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27 — dois voos); setembro (3, 10, 17 e 24); outubro (1º, 8, 15, 22 e 29); e novembro (5, 12 e 19).
Leia também:
Ministra Macaé Evaristo visita estaleiro da UFPA e acompanha construção de lanchas que vão reforçar atuação dos Conselhos Tutelares no Marajó
Texto: R.F.
Edição: F.T.
Para dúvidas e mais informações: aquiebrasil@mdh.gov.br/(61) 99168-9789
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.