Notícias
DIREITOS HUMANOS
Entregas do Governo Federal marcam os 76 anos da Declaração Universal e o Dia Internacional dos Direitos Humanos
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) foi o cenário das entregas do Governo Federal que celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (Foto: Clarice Castro/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) foi o cenário das entregas do Governo Federal que celebraram os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta terça-feira (10), em Brasília (DF). Entre as iniciativas, as ministras Macaé Evaristo (MDHC) e Margareth Menezes (MinC) assinaram Protocolo de Intenções voltado ao fortalecimento, proteção e promoção dos direitos humanos, em conjunto com a garantia da diversidade e da cidadania cultural.
“Celebramos esse Protocolo de Intenções para fortalecer nossa cidadania cultural, facilitando o acesso às políticas públicas que fomentem a soberania nacional, a beleza do nosso povo e sua capacidade criativa em uma rede que alcance todos os territórios, com destaque às políticas nacionais Aldir Blanc, Cultura Viva e os Pontos de Cultura. É preciso promover nossa identidade em parceria e união”, afirmou a ministra Macaé Evaristo ao destacar a importância de contemplar as diversidades nas políticas de acesso à cultura.
Ainda na agenda, a titular da pasta dos Direitos Humanos celebrou a instituição do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência e de Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas LGBTQIA+ do campo, das águas e das florestas, o Bem Viver+. A ação conta com a parceria dos ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e da Igualdade Racial (MIR).
“Em respeito aos povos indígenas e originários, queremos preservar os modos de vida, a solidariedade e a ciência que quilombolas, camponeses, agricultores familiares, assentados, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas, pescadores, ciganas, entre tantas pessoas, têm a nos ensinar. Acredito e é importante dizer que temos muito menos a ensinar, e mais a aprender com eles, nossos primeiros habitantes”, completou Macaé.
Cultura

- s ministras Macaé Evaristo (MDHC) e Margareth Menezes (MinC) assinaram Protocolo de Intenções (Foto: Clarice Castro/MDHC)
“Onde existe cultura, existe menos violência. Onde existem livros, existem menos armas. Onde existe mais ação cultural, existem menos ações de extermínio. Onde existe mais diversidade e oportunidades, existe menos racismo e mais justiça social”, completou a titular do MinC.
Desaparecidos políticos
Entre as iniciativas realizadas na solenidade, a ministra Macaé Evaristo e a presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), Eugênia Gonzaga, assinaram a portaria que institui a equipe de identificação de mortos e desaparecidos políticos, para apoio aos trabalhos de busca e identificação de remanescentes humanos, nos termos do inciso II, do artigo IV, da Lei nº 9.140/1995.
Conferência Nacional
A titular da pasta dos Direitos Humanos também assinou, junto com a presidenta do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), Marina Dermmam, a Portaria nº 1.524, de 9 de dezembro de 2024, que convoca a etapa nacional da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos.
Cidadania na Periferia

- Cidadania na Periferia selecionou 107 iniciativas em seis eixos, com premiação de R$ 50 mil cada (Foto: Clarice Castro/MDHC)
Entre os objetivos do prêmio, consta o reconhecimento e a valorização de ações de impacto social realizadas em favelas e periferias. O protagonismo é das comunidades locais, com destaque para a promoção dos direitos humanos, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Confira a listagem final de selecionados do Prêmio Cidadania na Periferia
Autoridades
Também integraram a mesa de autoridades o chefe de gabinete da Secretaria-Executiva da Secom/PR, Marcelo Eibs Cafrune; e o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Felipe Proenço.
Texto: R.O.
Edição: F.T.
Leia também:
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa