De forma geral, a qualidade da sua internet depende do funcionamento desses principais fatores:
Rede da operadora: equipamentos, cabos e conexões.
Aparelho: configurações dos celulares, computadores, Smart TVs e outros.
Serviço utilizado: Netflix, YouTube, WhatsApp, Instagram, páginas web e outros.
No caso da internet fixa, o roteador e o meio de conexão (Wi-Fi ou cabo) fazem muita diferença. Roteadores mais novos geralmente permitem uma melhor qualidade. Conexões via cabo permitem maior estabilidade e desempenho. Nas conexões via Wi-Fi, a rede 5 GHz permite velocidades mais altas do que a rede 2.4 GHz. A qualidade também costuma piorar quanto mais longe você estiver do roteador e quanto mais paredes ou outros obstáculos existirem.
Na internet móvel, a qualidade depende muito da tecnologia e dos níveis de sinal. Por exemplo, a rede 5G permite maiores velocidades que as da rede 4G. Mantenha as tecnologias 4G e 5G ativas no celular e verifique qual operadora oferece melhor sinal na sua região. Quando existem muitas barreiras físicas o desempenho piora, a exemplo de subsolos e elevadores.
Os serviços utilizados que hospedam o conteúdo mais perto dos usuários oferecem melhor desempenho. Isso impacta especialmente jogos online e plataformas de vídeos. E se só um serviço estiver lento, talvez o problema não esteja na sua operadora.
Saiba mais na seção "Velocidade da internet" da página Regras.